Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Três municípios terão segundo turno na disputa pelo cargo de prefeito

Por Comunicação. Publicado em 07/10/2024 às 08:24.

Três municípios terão segundo turno na disputa pelo cargo de prefeito

Com 12 vereadoras, Curitiba vai ter a maior bancada feminina da história

Três votos definem prefeitura no Oeste do PR

As informações com Mauro Contti


Três cidades do Paraná vão ter disputa em segundo turno pelo cargo de prefeito. São elas: Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. Neste ano, sete municípios paranaenses tinham possibilidade de voltar às urnas no dia 27 de outubro, pois eram as cidades com mais de 200 mil pessoas aptas a votar: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais, inclusive, tinham a possibilidade de, pela primeira vez, ter uma disputa pela Prefeitura em segundo turno. Mas nas duas cidades, contudo, os prefeitos General Silva e Luna e Nina Singer acabaram já eleitos neste domingo.

Doze mulheres foram eleitas para ocupar vagas na Câmara Municipal de Curitiba neste domingo. O que significa que a Casa terá a maior bancada feminina da história no próximo ano. A delegada Tathiana Guzella (União) foi a vereadora mais votada da história, com 12.515 votos. Ela ficou à frente de Indiara Barbosa (Novo) que, em 2020, tinha sido a vereadora mais votada, com 12.147 votos.

Três votos definiram a votação para prefeito em Quatro Pontes, no oeste do Paraná. César Canela (Podemos) foi eleito com 1.746 votos, enquanto Max da Saúde (PL) terminou com 1.743 – três a menos que o concorrente. Os dois eram os únicos candidatos à prefeitura da cidade, que tem 4.480 moradores, segundo o Censo do IBGE.