
Aposentadorias e pensões das previdências municipais e do estado passaram a ser recebidas no Tribunal de Contas do Paraná por um Robô. O TCE espera que isso ajude a agilizar os processos e diminuir o tempo de atendimento das solicitações.
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) conta agora com um robô que envia diligências nos atos de aposentadoria e pensão das previdências municipais e do estado. Antes era necessário fazer manualmente uma série de atos que agora foram automatizados, como explica Guilherme Vieira, coordenador de acompanhamento de atos de gestão o TCE.
A ferramenta foi desenvolvida internamente, a partir do projeto Sistema Integrado de Atos de Pessoal (SIAP) – Automação Integral. Os requerimentos de análise técnica de inativação e de pensão são enviados por meio do SIAP e cabe ao TCE-PR julgar a legalidade e conceder o registro desses atos de pessoal. O coordenador explica que a grande vantagem do novo mecanismo é agilizar o processo.
Com isso, o setor espera que os servidores possam se dedicar a partes mais analíticas do prodedimento e enxugar a fila de processos que necessitam encaminhamento, como conta o coordenador Guilherme Vieira.
A mudança foi implantada pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão no fim de fevereiro em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação, integrando outros quatro sistemas já desenvolvidos e utilizados pelo Tribunal.
Repórter Amanda Yargas