Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Tribunal Regional Eleitoral do Paraná já se prepara para as eleições municipais de 2020

Por Jornalismo. Publicado em 03/02/2020 às 18:56.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná já se prepara para as eleições municipais de 2020. Este ano a identificação dos eleitores vai ser biométrica no estado todo e as campanhas para vereadores não contam mais com coligações entre partidos. Os detalhes na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná apresentou em coletiva de imprensa realizada nessa sexta-feira os preparativos para as eleições deste ano. Esta vai ser a primeira eleição com 100% do eleitorado do estado identificado de forma biométrica.  O processo de revisão e registro das digitais dos eleitores, que durou 10 anos, foi finalizado nas últimas 119 cidades do estado em 2019. Segundo o tribunal, ainda há cerca de 150 mil eleitores destas cidades que precisam fazer a biometria, inclusive aqueles que tem o voto facultativo. Quem quiser votar ainda este ano precisa regularizar ou pedir o novo título até o dia 6 de maio, em qualquer cartório eleitoral do estado. Atualmente, 5 cidades no Paraná tem a possibilidade de 2o turno, mas se chegar a 200 mil eleitores inscritos, São José dos Pinhais pode entrar na lista, caso o prefeito não seja eleito com maioria dos votos válidos no primeiro turno, como conta a coordenadora de Planejamento Estratégico do TRE, Solange Maria Vieira.

 

A maior mudança para as eleições municipais é o fim das coligações partidárias nas campanhas para vereadores, como explica o desembargador Tito Campos de Paula, que assume a presidência do tribunal nesta segunda-feira

 

Segundo o novo presidente, a medida visa fortalecer os partidos políticos.

 

As eleições 2020 acontecem no dia 4 de outubro e definem os novos vereadores e prefeitos dos 5.568 municípios do país. Nas cidades que precisarem do segundo turno para conhecer o nome dos seus novos prefeitos, ele será realizado no dia 25 do mesmo mês.

 

Repórter Amanda Yargas