Trote universitário deixa pelo menos 20 calouros com queimaduras químicas em Palotina.//
Ex-ministro Sergio Moro desiste de candidatura à presidência.//
Crescimento de indústria e serviços traz melhor PIB estadual desde 2014.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Manhã
Pelo menos 20 calouros do curso de Veterinária da UFPR de Palotina, no Oeste do Paraná, foram feridos durante o trote. Os estudantes participavam da arrecadação de dinheiro em um semáforo quando foram banhados por veteranos com um produto químico, possivelmente creolina misturada a outra substância, o que causou queimaduras graves, algumas de segundo grau. A Polícia Civil investiga o caso. O reitor da Universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, reforçou que a instituição tem tolerância zero com trotes violentos, de agressão verbal, física ou simbólica e que recebe denúncias de situações pelos seus canais de atendimento.
O ex-ministro do governo Bolsonaro e ex-juiz federal, Sergio Moro, anunciou que não vai mais concorrer ao Palácio do Planalto. Moro filiou-se ao Podemos em 2021 com o objetivo de concorrer à presidência. Ele decidiu mudar de partido e entrou para o União Brasil, partido que reúne os antigos DEM e PSL e disse que vai focar no apoio a uma candidatura de terceira via ao executivo nacional.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 3,3% no ano passado, o maior aumento da economia paranaense desde 2014. Os dados foram divulgados ontem pelo Ipardes. O PIB do Paraná, de R$ 579,3 bilhões, equivale a mais de 6% do PIB nacional. O resultado foi puxado pela indústria, que teve crescimento de 8,5% e pelo setor de serviços, com pouco mais de 2%.