
A apuração dos votos deste domingo teve um atraso por conta de uma falha técnica em um supercomputador do TSE. A repórter Amanda Yargas tem os detalhes.
A totalização dos votos das eleições municipais foi centralizada, pela primeira vez, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas um problema técnico causou atraso na apuração. Segundo o presidente do Tribunal, Luís Roberto Barroso, a demora aconteceu porque um dos núcleos de processadores do super computador que faz a totalização falhou e teve que ser reparado. Ele disse que, nesta segunda feira, será feita uma análise técnica para determinar exatamente o que causou o problema.
O TSE informou também que não houve relação do atraso com o vazamento de dados pessoais de servidores e com o ataque de hackers ao Sistema do Tribunal, registrados na manhã de domingo.
Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR), Gilmar Fernandes de Deus, o problema não interfere nos resultados.
SONORA
A análise técnica do problema vai determinar se é possível continuar com a totalização centralizada, como conta o secretário.
SONORA
A reeleição de Rafael Greca (DEM) no primeiro turno para a prefeitura de Curitiba foi anunciada por volta das 8 horas da noite. Tradicionalmente, a capital do PR é uma das primeiras a finalizar a apuração, o que se repetiu em 2020. Curitiba foi a segunda capital a ter o resultado divulgado, atrás apenas de Palmas no Tocantins, cidade que tem menos de 200 mil eleitores.
Amanda Yargas