Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

UFPR adia 1ª fase do vestibular por situação dramática da covid-19 no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 16/03/2021 às 08:31.

UFPR adia 1ª fase do vestibular por situação dramática da covid-19 no Paraná.// Fila de espera por leitos no Paraná soma 1.320 pessoas.// Lotados, hospitais privados de Curitiba e Ponta Grossa suspendem atendimentos///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A Universidade Federal do Paraná anunciou nesta segunda-feira que a primeira fase do vestibular 2020/2021 foi adiada. A aplicação da prova estava prevista para o dia 28 de março, ou seja, daqui duas semanas. A universidade justifica que o adiamento é causado pelo agravamento da pandemia de covid-19 no Paraná. Ainda não há definição sobre uma nova data. Além do vestibular da UFPR, também estão suspensas as provas aos cursos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica e ao cargo de Cadete Policial Militar e Bombeiro Militar para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná. A UFPR afirma que levou em conta o decreto da prefeitura de Curitiba, que vale até o próximo dia 21 de março. Apenas os serviços essenciais, como mercados, panificadoras, farmácias e postos de combustíveis, estão autorizados a seguir funcionando.

A fila de pacientes com confirmação e suspeita de Covid-19 à espera de um leito bateu recorde no Paraná nesta segunda-feira. São 1.320 pessoas na fila por uma vaga nas redes pública e privada no Estado, sendo que 612 delas estão em estado grave. São 530 pacientes que precisam ir para a UTI e 708 que aguardam um leito clínico, ou seja na enfermaria.Dos 13 hospitais com vagas exclusivas para covid-19 pelo SUS na Grande Curitiba, oito deles estão com 100% de taxa de ocupação nas UTIs, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desta segunda (15). A taxa de ocupação no Paraná está em 96% no caso das UTIs. As macrorregiões Oeste e Norte bateram os 98% de ocupação para UTI, enquanto a Leste fechou em 96% nesta segunda. A Macrorregião Noroeste tem ocupação em 89%.

Dois hospitais privados – a Santa Casa de Ponta Grossa e o INC (Instituto de Neurologia e Cardiologia), de Curitiba – suspenderam atendimentos por estarem lotados devido à alta demanda da covid-19. O Instituto de Curitiba afirma que passou a atender apenas pacientes com emergências neurológicas ou cardíacas. O fechamento do pronto-atendimento já foi tomado em outros três hospitais particulares de Curitiba – Marcelino Champagnat, Nossa Senhora das Graças e São Vicente Centro. Já em Ponta Grossa, a Santa Casa havia informado no sábado que chegou ao limite de ocupação dos leitos.