
Uma medida inédita tomada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai garantir o reforço do sistema de saúde brasileiro por mais 92 médicos e outros profissionais da saúde. Informações com Grasiani Jacomini
A instituição antecipou a formatura dos profissionais, que vão colar grau de forma remota, por meio de plataforma online da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A colação antecipada partiu de um pedido da própria turma de formandos à coordenação de curso após o Governo Federal (por meio de portaria do Ministério da Educação e de Medida Provisória) autorizar a formatura de estudantes da área da saúde.
A medida vale para os estudantes dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia, que cumpriram 75% do período de internato médico ou de estágio supervisionado.
Nesta quinta-feira (07) os 92 novos médicos colaram grau de forma remota. De acordo com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a colação dos estudantes dos demais cursos deve acontecer na sequência.
A medida é excepcional e vale enquanto durar a situação de emergência pública causada pela Covid-19.
O processo de colação de grau acontecerá de forma totalmente remota. Os estudantes deverão acessar o sistema de gestão de processos eletrônicos da universidade, assistir ao vídeo do reitor lhes outorgando o grau, ler e assinar os documentos necessários – termo de aceite, juramento e ata de colação. A partir daí, estarão formados e aptos a ingressar no mercado de trabalho.
De Curitiba, repórter Grasiani Jacomini.