Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

UFPR anuncia nova data das provas do vestibular

Por Jornalismo. Publicado em 24/02/2021 às 16:57.

UFPR anuncia nova data das provas do vestibular.// Sinepe vai entrar na Justiça contra decreto que suspendeu aulas presenciais.// APP Sindicato informa que 61 colégios estaduais já registram surtos de covid-19.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A Universidade Federal do Paraná, por intermédio do Núcleo de Concursos, anunciou, no nesta quarta o adiamento em um mês das provas do vestibular. Agora, a primeira fase irá acontecer em 28 de março, enquanto a segunda está marcada para os dias 25 e 26 de abril.Na primeira fase, os candidatos realizam as provas de conhecimentos gerais. Na segunda, os classificados fazem as provas de compreensão e produção de textos. No entanto, permanece inalterada a data para a divulgação do resultado final, garante a instituição. As provas foram adiadas após o cancelamento em cima da hora do concurso da Polícia Civil, que estava sob responsabilidade do Núcleo de Concursos da UFPR.

O sindicato que representa as escolas particulares da região noroeste está montando uma ação judicial coletiva contra o decreto que suspendeu aulas presenciais em Maringá e começou a valer nesta quarta-feira. A medida foi tomada pela Prefeitura para conter o avanço do novo coronavírus. A justificativa é que é necessário, entre outros fatores que levam ao aumento de casos de contaminação, reduzir a circulação de pessoas e carros neste período. Enquanto isso, pelo menos uma escola particular de Maringá já entrou com uma ação judicial individual. A escola investiu R$ 350 mil em protocolos sanitários e estava desde o dia 1º de fevereiro recebendo alunos. Neste período, de acordo com o a entidade, nenhum caso de contaminação foi registrado.

Mesmo antes da retomada das aulas híbridas, marcada para o dia 1º de março, 61 colégios estaduais já registram surtos de Covid-19. Segundo a APP-Sindicato, que representa professores e funcionários da rede estadual de ensino, a contaminação aconteceu durante a semana pedagógica e a preparação para a retomada das aulas presenciais. Em nota, a secretaria de Estado de Educação informou que os colégios estaduais com casos de Covid-19 vão proceder conforme a resolução que prevê a possibilidade de cancelamento das atividades presenciais na presença de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 na comunidade escolar ou acadêmica.