Empresas e pessoas podem contribuir com doações em dinheiro que vão financiar fase clínica da vacina contra a covid-19, desenvolvida pela UFPR.
Foto: Marcos Solivan/UFPR
A Universidade Federal do Paraná lançou a Campanha “Vacina UFPR”. O objetivo é receber doações de pessoas físicas e jurídicas para viabilizar o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.
O imunizante tem insumos 100% nacionais, o que dá autonomia e diminui os custos de produção. Além disso, essa tecnologia desta vacina pode ser usada para elaboração de outras vacinas no futuro. O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, ressaltou que investimentos externos são indispensáveis para a finalização da vacina UFPR.
SONORA
A expectativa é arrecadar 76 milhões de reais, para realizar as fases clínicas de testagem do imunizante, previstas para o ano que vem, e também para aprimorar a estrutura dos laboratórios e cobrir despesas administrativas.
A arrecadação será destinada ao Programa de Desenvolvimento de Imunizantes UFPR e, como prevê investimentos em infraestrutura, vai beneficiar também pesquisas com foco em outras doenças.
Pessoas e empresas podem contribuir, os valores podem ser enviados por depósito, transferência e pix. Os dados para a doação e do total arrecadado podem ser consultados pelo site vacina.ufpr.br.
No site também é possível acompanhar notícias sobre o avanço das pesquisas. Os valores da campanha se somam aos financiamentos obtidos via Rede Vírus, do CNPq, e a recursos próprios da UFPR e do Governo do Estado do Paraná, que chegam a R$ 1milhão e 250 mil reais.
SONORA
Amanda Yargas