Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

UFPR troca coordenador do Núcleo de Concursos após suspensão das provas para seleção da Polícia Civil

Por Jornalismo. Publicado em 22/02/2021 às 09:34.

UFPR troca coordenador do Núcleo de Concursos após suspensão das provas para seleção da Polícia Civil.// Helicóptero com mais de 200 kg de cocaína é apreendido no Paraná. // Primeira quinzena de Fevereiro tem chuva abaixo da média e chegada do inverno preocupa.
As informações com Anderson Luís.

Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
A Universidade Federal do Paraná resolveu trocar o coordenador do Núcleo de Concursos da instituição após a suspensão do concurso público da Polícia Civil horas antes da aplicação das provas, neste domingo. Mais de 106 mil candidatos estavam inscritos. De acordo com a universidade, Altair Pivovar será substituído temporariamente por Alexandre Trovon de Carvalho. Em nota oficial, a UFPR disse que o Núcleo de Concursos se deparou com “problemas de logística inesperados e insuperáveis”, nas últimas 24 horas. Além disso, a universidade afirmou que locais que haviam cedido o espaço para aplicação das provas, como escolas, desistiram da permissão, o que gerou um problema para realocar os candidatos. A UFPR disse que a suspensão do concurso, apesar de ser radical, “seria menos traumática que uma execução das provas”, já que a aplicação poderia por em risco candidatos e colaboradores. A universidade disse que abriu uma apuração interna para identificar se houve desvios na condução das ações realizadas.
Três homens foram presos suspeitos de utilizarem um helicóptero para transportar 220 quilos de cocaína na área rural de Santa Mônica, no noroeste do Paraná, neste domingo. A Polícia Federal encontrou a aeronave carregada com a droga e vários galões com combustível específico para o helicóptero. A PF acompanhava a movimentação do grupo há bastante tempo. Áreas isoladas da região de Santa Mônica eram usadas por grupos criminosos para abastecer helicópteros. Os agentes flagraram o piloto e dois homens que davam apoio logístico no abastecimento da aeronave. Os três devem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e também por organização criminosa. No ano passado, um helicóptero parecido com o que foi localizado em Santa Mônica foi apreendido em Corumbataí do Sul com 430 quilos de cocaína. A Polícia Federal afirma que as aeronaves são de diferentes grupos que atuam no tráfico internacional.
Com projeções meteorológicas que indicam o prolongamento da estiagem severa até o próximo inverno, a Sanepar continua seguindo o Protocolo de Gestão de Crise. Uma das bases dessa projeção é do Instituto Nacional de Meteorologia, que aponta nos próximos meses para um cenário com chuvas abaixo da média como reflexo dos efeitos do La Niña. As chuvas que ocorreram na Região Metropolitana de Curitiba nos primeiros 15 dias de fevereiro estão abaixo da média histórica. Nos últimos 12 anos, a média para fevereiro foi de 145,8 milímetros, segundo dados do Simepar. Nesta primeira quinzena, as chuvas somaram apenas 27,4 milímetros. Para recuperar a média, os últimos 10 dias restantes deveriam ter um volume de chuvas de 18,4 milímetros, índice pouco provável no atual cenário. Com isso, o rodízio no abastecimento de água na RMC não tem data para acabar.