Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Uma reação alérgica suspende aulas em Centro de Educação Infantil de Ponta Grossa

Por Jornalismo. Publicado em 24/10/2018 às 17:45.

Um Centro Municipal de Educação Infantil de Ponta Grossa suspendeu as aulas depois que 55 alunos e 12 funcionários apresentaram uma reação alérgica. As aulas foram interrompidas a partir desta quarta-feira (24). O primeiro caso de reação alérgica aconteceu no dia 1º de outubro. As crianças e os funcionários apresentaram uma vermelhidão na bochecha, que continuou por todo o corpo. Dos 55 alunos que tiveram reação, três precisaram ser levados ao Hospital da Criança por causa de crise alérgica. A Secretaria da Saúde do Paraná informou que o relatório sobre a causa da alergia ainda não está pronto, mas que existe a suspeita de que uma dedetização, feita no local no mês passado, possa ter provocado a alergia. O Centro de Educação Infantil atende 364 crianças e deve retornar com as atividades apenas na próxima segunda-feira (29).

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Renato Bettega, suspendeu uma liminar que impedia o governo a desapropriar as áreas por onde vai passar a Faixa de Infraestrutura, no Litoral do estado. O desembargador afirma que as desapropriações não têm potencial lesivo ao meio ambiente. Por isso, os argumentos da Ação Popular, que deu origem à liminar, não justificam a suspensão dos trâmites do projeto. A obra promete garantir acesso facilitado a uma Zona Especial Portuária, onde será erguido um porto privado. Segundo o governo estadual, a Faixa de Infraestrutura deve ser uma alternativa de trânsito.

Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios mostrou que o Paraná perdeu 1.778 leitos hospitalares no SUS, em dez anos. Em 2008 o Estado tinha 20.992 leitos SUS e em 2018 esse número caiu para 19.214. Esse número é equivalente a perda de uma unidade a cada dois dias. Já os leitos classificados como não SUS, eram de 28.550 em 2008 e neste ano são de 27.288.  No País o quadro é mais crítico. Segundo o estudo são 11 leitos fechados por dia e os leitos não SUS aumentaram de 116.083 em 2008 para 134.380 neste ano. O estudo mostra, principalmente, que os leitos públicos diminuíram mais drasticamente.

O Ministério Público do Paraná divulgou um manifesto em defesa da democracia e no combate à violência. A nota divulgada afirma que o manifesto é uma resposta aos ataques de violência, que tem acontecido no país por conta deste período eleitoral. O Ministério Público reafirma o compromisso no combate à violência e na execução da Constituição e do regime democrático, de direitos, garantias fundamentais, liberdades civis, políticas e sociais.