
Você sabia que cuidar da natureza é também cuidar da sua saúde?
Descubra como as unidades de conservação ajudam no seu bem-estar.
Produção e reportagem: João Vitor Corrêa, supervisão: Maíra Gioia. Uma parceria Agência Escola UFPR e Aerp.
Você já parou pra pensar que o lugar onde você faz uma trilha, visita uma cachoeira ou apenas respira ar puro, pode estar cuidando da sua saúde? Pois saiba que, além da preservação da biodiversidade, as Unidades de Conservação – áreas naturais protegidas por lei – também são fundamentais para garantir água potável, controlar doenças e promover o bem-estar físico e mental. Quem explica essa relação é Bruno Gurgatz, gestor ambiental e pesquisador do LAGEAMB, o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da UFPR.
SONORA
Além da proteção da água, as unidades de conservação também têm um papel fundamental no controle de doenças.
SONORA
Mas a atuação desses espaços não favorece apenas o meio-ambiente. As unidades proporcionam ao público atividades como trilhas, corridas e mergulho, que quando realizadas podem trazer benefícios à nossa saúde.
SONORA
As Unidades de Conservação são muito mais do que espaços de natureza preservada. Elas cuidam da nossa saúde de maneiras que nem sempre percebemos — seja garantindo água limpa, controlando doenças ou oferecendo um refúgio para o corpo e a mente. Na próxima vez que estiver em contato com a natureza, lembre-se: preservar esses lugares é também uma forma de cuidar da sua vida.