Com a nova onda de casos de covid-19, o uso de máscaras de proteção voltou a ser “indispensável” para reduzir a circulação do vírus.
Por Marinna Prota
Em uma semana, a média móvel de casos de Covid-19 em Curitiba aumentou 227%. A situação preocupou o Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que reforçou a orientação do uso de máscaras, após avaliação dos indicadores epidemiológicos. A nota orientativa divulgada afirma que é “indispensável” o uso das proteções neste período, seja em ambiente público ou privado, aberto ou fechado.
De acordo com os dados divulgados pela SMS, a média de novos infectados subiu de 351, no dia 16 de novembro, para 1.148 no dia 23.Já no cenário estadual, a Secretaria de Saúde do Paraná registrou 531,2% de aumento de casos registrados em relação a duas semanas atrás.
Na última terça-feira (22), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a volta do uso obrigatório de máscaras dentro de aviões e aeroportos. A decisão foi tomada após reunião com especialistas e conselhos de classes médicas para análise do cenário epidemiológico.
A recomendação das autoridades, além do uso da máscara e da higiene das mãos, é de que as pessoas busquem completar o esquema vacinal contra a Covid-19, que para algumas faixas etárias já há novos reforços disponíveis.