Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Uso de máscaras ajuda na prevenção de síndromes respiratórias, reforça Saúde

Por Jornalismo. Publicado em 24/05/2022 às 08:01.

Uso de máscaras ajuda na prevenção de síndromes respiratórias, reforça Saúde.//

Foz do Iguaçu confirma 1ª morte por dengue no atual ano epidemiológico.//

Vacina contra gripe é estendida a toda população em Curitiba; convocação será por faixa etária.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


A Secretaria de Estado da Saúde reforçou novamente a recomendação da utilização de máscaras em ambientes fechados e situações de risco, embora o uso não seja obrigatório, e alerta para a importância da continuidade da vacinação, principalmente com o aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como Covid-19 e Influenza. A não obrigatoriedade do uso de máscaras foi publicada há pouco mais de dois meses. O documento salienta que a utilização da máscara é uma recomendação, mas orienta que o uso é indispensável, como em situações com aglomerações de pessoas, acesso e atendimento em unidades de saúde e por pessoas elencadas como grupos de risco.

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, confirmou a 1ª morte por dengue na cidade no atual ano epidemiológico que iniciou em agosto de 2021. O dado foi divulgado nesta segunda-feira. Conforme a secretaria, a vítima é um homem de 41 anos que morreu no dia 12 de maio.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba abre, a partir desta terça-feira, a vacinação contra a gripe para a população em geral, com convocação por faixas etárias. O primeiro grupo a ser chamado é o das crianças e adolescentes entre 5 e 12 anos. A partir da quinta-feira, podem receber a vacina contra o influenza as pessoas entre 50 e 59 anos. A ampliação para a população em geral é possível depois de Curitiba completar a convocação dos públicos-alvo prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo, do Ministério da Saúde.