Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

UTIs do Paraná devem receber 25 recém-nascidos de Manaus

Por Jornalismo. Publicado em 15/01/2021 às 16:00.

UTIs do Paraná devem receber 25 recém-nascidos de Manaus.///Inmet alerta para risco de tempestades em boa parte do Paraná.///Sanepar faz ação direta de conscientização em condomínios na RMC///

As informações com Amanda Yargas


Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

O Governo do Estado do Paraná deve receber 25 bebês recém-nascidos que estão em tratamento intensivo em Manaus. Foram disponibilizados 10 leitos no Hospital Infantil Waldemar Monastier e 15 no Hospital do Rocio, ambos em Campo Largo, na região Metropolitana de Curitiba.

O pedido de ajuda, feito pelo Ministério da Saúde, se dá por conta do colapso do Sistema de Saúde da capital amazonense e da falta de oxigênio hospitalar na região.  A solicitação inclui ainda outros 36 pacientes recém-nascidos, que a Secretaria da Saúde paranaense está se organizando para receber. 

 

 

Nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta sobre  a tempestade que deve atingir grande parte do Paraná e Santa Catarina. As regiões afetadas por aqui vão desde o sul até o norte do Estado nas porções centrais e do Oeste. As chuvas podem  atingir 20 a 30 mm/h e cerca de 50 mm/dia, com ventos intensos  de até 60km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

A orientação é não se abrigar embaixo de árvores nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos eletrônicos de tomadas. Vale lembrar que o telefone da Defesa Civil é o 199 e o do Corpo de Bombeiros é o 193.

 

 

A Sanepar fez uma ação de conscientização diretamente em condomínios na Região Metropolitana de Curitiba. Foram distribuídos kits com copos de água lacrados com apenas 30% da quantidade total, simbolizando os níveis críticos dos reservatórios da região. Os 100 condomínios que mais economizaram água, atendendo à campanha Meta20 da companhia, receberam uma visita técnica de parabenização, enquanto outros 100 condomínios que tiveram os piores resultados também foram visitados, mas dessa vez com um puxão de orelha e orientações sobre uso consciente do recurso.