Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vacina Sputnik apresenta eficácia acima de 95% após segunda dose, garantem russos

Por Jornalismo. Publicado em 24/11/2020 às 16:06.

Vacina Sputnik apresenta eficácia acima de 95% após segunda dose, garantem russos. // Prefeito de São Miguel do Iguaçu, que está preso desde setembro, renuncia ao cargo. // Pessoas infectadas pelo novo coronavírus precisam manter distanciamento também dos animais de estimação. ///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A vacina russa Sputnik V apresentou eficácia acima de 95% após a segunda dose, segundo anúncio feito hoje por representantes do governo russo e do Instituto Gamaleya, fabricante do imunizante, na manhã desta terça-feira, 24. Com apenas uma dose, a eficiência é de 91,4%. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias. Os resultados foram obtidos com base na análise de dados de mais de 18.700  voluntários, que receberam as duas doses da vacina (ou do placebo). Ao todo, 40 mil voluntários participam da análise da fase três. Os dados ainda não foram publicados em revista científica. A Rússia pretende cobrar valores atrativos por sua vacina e Moscou pretende produzir mais de 1 bilhão de doses dentro e fora do país no ano que vem, disse o chefe do fundo soberano russo nesta terça-feira. A vacina Sputink é a que conta com parceria no Paraná, por meio do Tecpar, para produção.

Claudio Dutra (DEM) renunciou ao cargo de prefeito de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. O pedido foi acatado na segunda-feira pela Câmara de Vereadores do município. Com a renúncia, o vice-prefeito Albino Bissolotti (DEM) assume o cargo até o final do atual mandato, que termina em dezembro. Dutra está preso preventivamente na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, também na região oeste, desde setembro. Ele é investigado por suspeita de fraudes em licitações. De acordo com a defesa, Dutra decidiu renunciar porque “não fazia sentido a cidade ficar sem prefeito”. Ele foi preso em 23 de setembro em uma operação do Ministério Público do Paraná e da Divisão de Combate à Corrupção que apura fraudes de mais de R$ 8,6 milhões em licitações no município. Segundo as investigações, houve sobrepreço na contratação de serviços de transporte escolar.

Pessoas infectadas pelo novo coronavírus precisam manter distanciamento maior também dos animais de estimação que têm em casa durante seu isolamento. O alerta da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba vem da descoberta da presença do SARS-CoV-2 em dois cães em Curitiba – um buldogue e um cão sem raça definida – por um estudo coordenado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Rede reforça que, apesar da possibilidade de esses animais serem infectados por contato próximo com o ser humano, não há evidências do processo inverso – ou seja, de que eles contaminem as pessoas. Em caso positivo do novo coronavírus em seres humanos, é importante que o tutor mantenha certo distanciamento dos cães e gatos. De acordo com informações divulgadas pela Universidade, os casos encontrados em Curitiba são os primeiros casos da presença do vírus em cães no país.