Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vacinação contra Covid-19 já evitou a morte de 43 mil idosos, aponta pesquisa

Por Jornalismo. Publicado em 18/06/2021 às 09:10.

Vacinação contra Covid-19 já evitou a morte de 43 mil idosos, aponta pesquisa.//

PF investiga supostas práticas criminosas em antiga diretoria da Petrobras.//

Motoristas de Curitiba podem ter 40% de desconto em multas de trânsito.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil já evitou a morte de 43 mil pessoas acima de 70 anos, mostra estudo inédito do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com a Universidade de Harvard e o Ministério da Saúde. O trabalho analisou mais de 238 mil óbitos por Covid-19 entre janeiro e maio deste ano em todo país e demonstra que, a partir da imunização dos grupos etários com mais de 70 anos, houve um declínio acentuado de mortes. A proporção de óbitos de idosos em relação ao total de mortes pela Covid caiu de 28% para 16% entre os que têm de 70 a 79 anos e de 28% para 12% entre as pessoas a partir dos 80 anos.

 

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira, em uma operação que investiga supostas práticas criminosas cometidas na antiga Diretoria de Abastecimento da Petrobras. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, mas são cumpridos no Rio de Janeiro. Cerca de 12 policiais participam da operação. O objetivo é coletar evidências para elucidar a prática de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa por novos suspeitos identificados. A investigação aponta suposta prática de crimes envolvendo a negociação de óleos combustíveis e derivados entre a estatal e empresas estrangeiras.

Motoristas de Curitiba que aderirem ao Sistema de Notificação Eletrônica podem receber até 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito. A ferramenta já começou a operar na capital do Paraná. Para receber o desconto, o motorista deve optar pelo sistema sem recorrer da multa. Além disso, a redução só é válida para as infrações cometidas após a adesão à ferramenta. Os motoristas que desejarem ingressar no programa precisam fazer um cadastro no site do Denatran. A ferramenta também disponibiliza aplicativos para smartphone. Após o cadastro, o motorista deixa de receber as multas pelo correio. Em vez disso, as notificações chegarão pelo sistema. O desconto concedido depende da fase em que se encontra a multa.