A partir da próxima segunda-feira os paranaenses começam a ser vacinados contra a gripe. A expectativa é atingir 90% do público alvo.
por Amanda Yargas
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe deve começar na próxima segunda-feira. No Paraná, 4 milhões e 308 mil pessoas fazem parte do público alvo da campanha. A meta é atingir pelo menos 90% de cobertura entre estes grupos prioritários.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan e é atualizada todos os anos para proteger contra novas cepas da influenza, identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano a imunização protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.
A primeira etapa vai até o dia 2 de maio, com aplicaçãoem idosos e trabalhadores da saúde. A segunda etapa vai do dia 3 de maio à 3 de junho e iclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, integrantes de forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.