
Vacinação contra o HPV ganha reforço e secretaria busca mais de 210 mil não imunizados
Soro contra picada de aranha-marrom voltará a ser produzido no Centro de Imunobiológicos
As informações com Mauro Contti
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou o resgate de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV, essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. A inclusão desta faixa etária é excepcional e válida somente para os próximos três meses, já que a vacina contra o HPV está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
São mais de 210 mil pessoas não vacinadas e que estão no foco desta ação. Nesse primeiro momento, participam da estratégia os municípios-sede das Regionais de Saúde, Mas a vacinação será ampliada, gradativamente, a todo o território paranaense.
/////
O Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, vai retormar a produção dos soros antiloxoscélico (aranha-marrom) e antibotrópico (jararacas). Isso porque a construção de um novo espaço no local vai proporcionar acesso aos dispositivos necessários para isto. O novo espaço também contribuirá para as pesquisas com o soro anti-Covid e apoio ao projeto Wolbachia (para controle da dengue), com a certificação em boas práticas de fabricação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).