
Em mais uma reportagem da Série Vale Muito, saiba como fazer a sua doação de sangue e ajudar a normalizar os estoques do Hemepar. O pedido é urgente porque essa ação de solidariedade pode salvar vidas.
O nível dos estoques de sangue da rede Hemepar, o banco de sangue público do estado, está crítico. Em alguns núcleos, o número de bolsas está abaixo de 50% da quantidade normal. Segundo a chefe da Divisão de Hemoterapia do centro, Renata Pavese, em três regiões a situação é mais grave e o apelo aos doadores é reforçado.
SONORA
Ela lembra que o sangue é insubstituível e a doação pode salvar vidas.
SONORA
Vale lembrar que quem tomou vacina pode fazer a doação normalmente, desde que aguarde o período estipulado para cada tipo de vacina. Quem já teve covid, também pode ajudar doando plasma, a parte líquida do sangue que concentra os anticorpos. Para doar o plasma, o paciente recuperado deve esperar 45 dias do teste positivo ou 30 dias após o fim dos sintomas.
O Hemepar tem um protocolo de medidas para evitar a transmissão da covid-19 e garantir a segurança dos doadores e funcionários. Por isso é necessário agendar a doação no site da Secretaria de Estado da Saúde.
Amanda Yargas