Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vendas do comércio no Paraná acumulam alta de 13,50% entre janeiro e maio deste ano

Por Jornalismo. Publicado em 12/08/2021 às 08:45.

Vendas do comércio no Paraná acumulam alta de 13,50% entre janeiro e maio deste ano.//

Justiça aceita denúncia contra 22 policiais militares envolvidos em desvio de mercadorias apreendidas.//

Mais uma baleia é encontrada morta no litoral do Paraná; esta é a 8ª vez neste ano.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


O comércio paranaense acumula alta de 13,50% de janeiro a maio segundo a Pesquisa Conjuntural da Fecomércio Paraná. Em relação a abril, as vendas do varejo paranaense cresceram 5,15%. Os índices são bastante promissores nos setores de óticas, cine-foto-som , concessionárias de veículos, móveis, decorações e utilidades domésticas, materiais de construção, autopeças, farmácias e combustíveis. Somente as livrarias e papelarias ainda estão no negativo, com perdas de 6%. Os bons resultados evidenciam que a redução de casos de Covid-19 a partir do segundo trimestre de 2021, o avanço da vacinação e a consequente tendência de queda no isolamento da população têm possibilitado o reaquecimento da economia e do comércio.

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público do Paraná contra 22 policiais militares por integrarem organização criminosa, peculato, prevaricação e falsidade ideológica. Conforme a denúncia, os réus estão envolvidos em desvios de apreensões de mercadorias contrabandeadas, principalmente trazidas do Paraguai, durante as vistorias. De acordo com a promotoria, dos 22 investigados, 15 réus foram presos na Operação Desviados II, em junho. A corregedoria geral da Polícia Militar do Paraná informou, após a operação, que os policiais foram suspensos das funções e que a corporação não admite que policiais cometam crimes e irregularidades.

Mais uma baleia jubarte foi encontrada morta no litoral do Paraná. A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná foi acionada pela Prefeitura de Matinhos para atender a ocorrência nesta quarta-feira. A baleia jubarte achada era uma fêmea juvenil medindo pouco mais de oito metros e encontra-se em estado avançado de decomposição. Esta é a oitava baleia que encalha sem vida desde o início da temporada de inverno no litoral paranaense. Os casos deste ano ocorreram na Ilha do Mel, Ilha do Superagui, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. Em seis anos, no Paraná, foram registradas ao todo 20 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.