Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vereador de Campo Magro é investigado por prática de ‘rachadinha’

Por Jornalismo. Publicado em 20/04/2021 às 16:39.

Vereador de Campo Magro é investigado por prática de ‘rachadinha’. // Fecomércio Paraná negocia abertura do comércio neste feriado.// Crise hídrica se mantém em abril em todo Paraná.///

As informações com Amanda Yargas.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O Ministério Público do Paraná acionou por improbidade administrativa um vereador de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba, investigado por prática de “rachadinha”. De acordo com as investigações, entre 5 de janeiro de 2017 e 1º de março de 2019, o vereador (que foi reeleito em 2020) teria exigido parte do salário de uma assessora de gabinete como condição para mantê-la no cargo. Na ação, a Promotoria de Justiça pede indisponibilidade de bens do vereador, no valor de cerca de R$ 64 mil, e seu afastamento da função. Além disso, o MP recomenda a perda do cargo público, pagamento de multa e suspensão dos direitos políticos, além do pagamento de indenização à Câmara de Vereadores pelos danos morais causados à sua imagem.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) negocia com sindicatos filiados de Curitiba e Região Metropolitana a abertura do comércio neste feriado de 21 de abril. O objetivo é amenizar o prejuízo econômico causado pela pandemia do novo coronavírus com o fechamento dos serviços não essenciais determinado por decretos estaduais e municipais para o combate e prevenção à Covid-19. Conforme a Fecomércio-PR, para cada hora trabalhada no dia 21 de abril serão creditadas duas horas do saldo devedor do empregado. As horas serão descontadas dos dias em que o comércio ficou impedido de funcionar. Ainda conforme o acordo, que foi incluído na convenção coletiva de trabalho, caso o colaborador não tenha saldo devedor de horas, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga para o empregado. A negociação de autorização foi feita em conjunto com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba (Sindicom) e outros sindicatos de trabalhadores.
A primeira quinzena de abril repete o cenário de crise hídrica com seca severa em todas as regiões do Paraná. Em Curitiba e Região Metropolitana, choveu apenas 0,6 milímetro, volume que dificulta atingir a média histórica para o mês de abril na região, que é de 81,2 mm. Em Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Umuarama, não foi registrada nenhuma chuva. As regiões Oeste e Sudoeste já se encontram em estado de alerta para o abastecimento de água, uma vez que a falta de chuvas baixou a vazão de rios e poços. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o rodízio no abastecimento continua em vigor há mais de um ano.