Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vereador de Curitiba morre por complicações de Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 21/10/2020 às 08:56.

Vereador de Curitiba morre por complicações de Covid-19. // Paraná acumula 848 casos de dengue desde agosto.// 80% dos cursos das universidades estaduais do Paraná conquistaram as melhores notas no Enade.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

O vereador de Curitiba Jairo Marcelino (PSD) morreu, aos 77 anos, nesta terça-feira, por complicações causadas pela Covid-19. O parlamentar estava no nono mandato como vereador na cidade e era candidato a continuar no cargo, nestas eleições. A assessoria da Câmara Municipal de Curitiba informou que o vereador estava internado desde setembro com quadro de pneumonia. Segundo a Casa, ele chegou a ter internamento por gripe, que evoluiu para pneumonia e teve resultado positivo para o novo coronavírus. O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias em todo o Estado em respeito à morte do vereador.A cerimônia de cremação está marcada para às 10h desta quarta-feira, em um crematório na cidade de Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba.

Nos últimos 15 dias foram confirmados 107 novos casos de dengue no Paraná e uma morte, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira. Com as novas confirmações, o número de casos no Estado totaliza 848 e 3 mortes, desde agosto quando teve início o período de monitoramento. Os casos confirmados estão distribuídos em 126 municípios. No informativo divulgado nesta terça-feira, foi confirmada uma morte por dengue, na cidade de Cambé.  Cinco municípios apresentam casos de dengue grave: Foz do Iguaçu, que contabiliza cinco casos, e Marmeleiro, Assaí, Cambé e Jataizinho com um caso. Em parceria com as Regionais de Saúde e secretarias municipais de Saúde a Defesa Civil do Paraná está realizando mutirões de limpeza nos municípios, principalmente naqueles que apresentam maior número de casos.

Cerca de 80% dos cursos das Universidades Estaduais do Paraná conquistaram as melhores notas na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgado ontem pelo Inep. Dos 81 cursos avaliados, 17 obtiveram conceito 5 (que é a nota máxima); 47 foram avaliados com nota 4 e 17 tiveram nota 3. A maior parte dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná avaliados no Enade 2019 obteve as melhores notas quanto ao desempenho dos estudantes na prova — dos 28 cursos, 24 receberam os conceitos 4 e 5. A UFPR atingiu nota acima da média geral nacional em todos os cursos avaliados, mantendo assim a liderança estadual e de destaque nacional. Foram avaliados 28 cursos da UFPR. Destes, 11 cursos ficaram com nota 5 e 13 cursos com nota 4. Apenas 3 cursos tiveram nota 3.