Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vereador de Umuarama é denunciado por suposto esquema de propina

Por Jornalismo. Publicado em 07/06/2022 às 08:05.

Vereador de Umuarama é denunciado por suposto esquema de propina.//

Guarapuava volta a recomendar uso de máscaras em locais fechados.//

Maioria dos paranaenses vai presentear no Dia dos Namorados, aponta pesquisa.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


O vereador de Umuarama, no noroeste do Paraná, Ronaldo Cruz Cardoso (Pros) foi denunciado por um suposto esquema de propina para aprovação de projetos na cidade. Um pedido de cassação de mandato foi aberto contra o parlamentar, que tem até quinta-feira para apresentar a defesa dele à Câmara Municipal. Uma denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Paraná. O vereador disse que, no momento, não irá se manifestar e que o advogado dele está preparando a defesa que será protocolada na Câmara.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava voltou a recomendar, a partir desta segunda-feira, o uso de máscaras pela população em locais fechados do município. De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada levando em consideração a alta no número de infecções e, também, da procura por atendimento relacionado a síndromes respiratórias nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento. Desde 23 de abril, o município registrou 400 novos casos de Covid-19 a cada sete dias, durante as últimas quatro semanas, segundo a Secretaria de Saúde. Além de Guarapuava, outros 12 municípios do Paraná, incluindo a capital, também já voltaram a recomendar o uso de máscaras.

O clima de romance toma conta do comércio nesta semana. De acordo com sondagem realizada pela Fecomércio e pelo Sebrae Paraná, 64,6% dos paranaenses irão presentear neste Dia dos Namorados. Esse é o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2016. Depois de dois anos contendo os gastos por causa da pandemia, os casais voltam a comemorar a data. Em 2021, 58,1% dos paranaenses pretendiam comprar um presente e em 2020 esse percentual foi de 50,9%.