Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vereadores de Umuarama abrem comissão para investigar prefeito

Por Jornalismo. Publicado em 08/06/2021 às 15:27.

Vereadores de Umuarama abrem comissão processante para investigar prefeito.//

Curitiba inicia vacinação contra covid-19 na população de rua.//

Pelo menos 39 cidades do PR contam com denúncia de pessoas que se vacinaram utilizando CPF de falecidos.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Os vereadores de Umuarama, no noroeste do Paraná, aprovaram a abertura de uma Comissão Processante para investigar o prefeito Celso Pozzobom. De acordo com a Câmara de Vereadores, o pedido de investigação, feito pelo deputado estadual Delegado Fernando Ernandes Martins, foi aprovado por unanimidade. No pedido de cassação, o deputado afirma que a investigação do Ministério Público do Paraná sobre possíveis desvios de verbas da área da saúde que deveriam ter sido usadas no combate à Covid-19 indica a responsabilidade do prefeito pela falta de leitos. O documento também cita possível irregularidade e superfaturamentos em contratos fechados pelo Fundo Municipal da Saúde, gastos excessivos com a locação de tendas e suspeita de contratação irregular de uma empresa para atuar no combate à dengue.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba começou nesta terça-feira a imunização contra covid-19 da população em situação de rua. Nesta fase, podem se vacinar apenas pessoas que estão acolhidas em unidades oficiais e parceiras, além daquelas que procurarem espontaneamente a Praça Solidariedade, desde que possuam cadastro que comprove a situação de rua. A Fundação de Ação Social, a FAS, espera vacinar, neste primeiro momento, aproximadamente 1.600 pessoas. A segunda fase da imunização deste grupo vai atender àqueles que estão nas ruas e que são acompanhados sistematicamente pelas equipes de abordagem social da FAS.

Pelo menos 39 cidades do Paraná são alvo de denúncias de pessoas que se vacinaram utilizando CPF de falecidos. É o que aponta a Comissão Especial de Investigação da Assembleia Legislativa que investiga fraudes na fila de imunização contra a Covid no estado. A lista conta com 99 casos, com alguns já descartados. Algumas cidades já receberam diligências dos parlamentares, como Rio Branco do Sul, Apucarana, Umuarama, Lapa, Araucária e Paranaguá. A cidade litorânea, inclusive, era uma das líderes em número de denúncias, que foram esclarecidas pela prefeitura local como erros de digitação. Ofícios estão sendo enviados para dezenas de municípios com pedido de informação.