
Sexualidade, saúde e equilíbrio mental. Especialista dá dicas de como chegar a essa fase da vida de bem com a vida e disposição!
Por Fernanda Nardo
Segundo o IBGE, já ultrapassa 30 milhões o número de pessoas acima dos 60 anos de idade no Brasil. Considera-se o envelhecimento como um fenômeno natural, mas que geralmente apresenta um momento de fragilidade e vulnerabilidade devido à influência dos agravos à saúde e do estilo de vida. O fato é que o processo de envelhecimento nos acompanha desde a concepção, ocorre a partir do momento em que fomos concebidos. Por isso, cada vez mais busca-se envelhecer com bem-estar, saúde e disposição, para aproveitar essa que é mais uma fase da vida. O gerontólogo, Guilherme Falcão, pontua que a velhice será o reflexo de toda uma vida.
SONORA
Um desses aspectos importantes e que ainda é um tabu é a vida sexual na terceira idade. O preconceito envolvendo pressão pela estética ou vigor físico da juventude não faz com que a sexualidade deixe de existir conforme a pessoa envelhece. A manutenção de uma vida sexual ativa, segundo o médico, traz benefícios à saúde.
SONORA
O especialista reforça que o envelhecimento é um processo relacionado com a passagem do tempo, que está intimamente ligado a determinantes biológicos, psicológicos e sociais.
SONORA