
Termo utilizado para caracterizar a fobia causada pela falta do uso do celular, pode estar relacionado a sintomas físicos como tremores, ansiedade e angústia
Por Fernanda Nardo
Acabou a bateria do celular ou as redes sociais caíram, como aconteceu recentemente, e como você ficou? Bateu aquela angustia? Se a resposta for positiva, isso pode ser sinal de nomofobia. O termo é utilizado para caracterizar a fobia causada pela falta do uso do celular, que pode levar a sintomas físicos. Com a pandemia, o contato por meio digital se intensificou, e com isso, também houve um aumento de dependência do uso do celular. Além disso, o mundo digital acelerou o consumo por informação e a necessidade de estar sempre conectado, só que esse movimento traz mais angustia do que felicidade, conforme explica a coordenadora adjunta do curso de medicina da Universidade Positivo e coordenadora do serviço de psiquiatria do Hospital Cruz Vermelha, Raquel Heep.
SONORA
Os sintomas, segundo a médica, muitas vezes são imperceptíveis, mas estão ali. Em outros casos, a dependência do uso do celular é tão grande que a pessoa precisa fazer terapia ou até mesmo tomar remédios. Ele explica que é preciso ficar atento ao tempo de uso do aparelho e o comportamento relacionado a essa falta.
SONORA
A psiquiatra explica que algumas medidas podem ajudar a ter uma relação mais saudável com o uso do celular, como não utilizar o aparelho uma hora antes de dormir e também na primeira hora após acordar.
SONORA