Uma das causas é o contato entre pessoas e animais sem os cuidados necessários, aponta pesquisador.
Repórter Rodrigo Matana, produção de Bruna Alvares, sob supervisão de Alice Lima. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR
Historicamente, o mundo já presenciou várias crises causadas por doenças contagiosas, como a Peste Negra, a Gripe Espanhola e, mais recentemente, a Covid-19. Mas você sabe de que forma elas surgem e como se espalham? Uma das causas, segundo o professor e pesquisador do Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná, Breno Beirão, é o contato entre pessoas e animais sem os cuidados necessários.
SONORA
Como explica o pesquisador, que faz parte da equipe que desenvolve a vacina contra a Covid-19 na UFPR, outros fatores que contribuíram, ao longo dos séculos, para o surgimento de surtos de doenças são o desenvolvimento econômico desenfreado, que leva a mudanças ambientais; e a globalização, que permite o contato e, por consequência, o contágio entre mais pessoas em menos tempo. Basta pensar em quantas pessoas viajam a todo momento entre países e culturas diferentes. Além disso, o processo de evolução de microrganismos por mutações virais ou bacterianas, que ficam cada vez mais resistentes.
SONORA
Para prevenir e conter o surgimento de novas doenças, instituições de pesquisa na área da saúde, como a UFPR, Fiocruz, Organização Mundial da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde, possuem guias de como investigar as doenças e repassar instruções de enfrentamento tanto para profissionais da saúde quanto para a população. A vacinação das pessoas e dos animais é uma delas.
Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.