
Especialista destaca a importância dos combinados ou contratos pedagógicos com o objetivo de garantir um ambiente de aprendizado positivo e seguro.
Por Fernanda Nardo
Em fevereiro, a maior parte das escolas em todo o país volta às salas de aula para mais um ano letivo. Na capital paranaense, as aulas da rede municipal de ensino foram retomadas nesta terça-feira, 20 de fevereiro. Com isso, 140 mil crianças e estudantes voltaram às salas de aulas para iniciarem o ano letivo de 2024. Na semana passada, foram os estudantes da rede estadual. E garantir o engajamento dos estudantes durante essa retomada é fundamental para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, o que exige alguma prática e muita técnica por parte dos professores. Uma das formas de fazer isso é estabelecer os famosos combinados, logo no início do período letivo. Os combinados ou contratos pedagógicos são acordos estabelecidos entre professores e alunos com o objetivo de garantir um ambiente de aprendizado positivo e seguro, como destaca a consultora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Valquiria Alves.
SONORA
A construção dos combinados deve ser um processo participativo, envolvendo professores e alunos, reforça a especialista.
SONORA