Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

A partir do ano que vem a TV Digital será único sinal aberto disponível em Curitiba

Por Equipe AERP. Publicado em 30/01/2017 às 00:00.

O desligamento segue cronograma definido pelo governo federal e pela Anatel

Quem adora assistir televisão aberta deve ficar atento.

A partir do dia 6 de fevereiro de 2017, quem assiste à TV aberta com sinal analógico vai perceber uma mudança: é a contagem regressiva para o desligamento desse sinal, que vai acontecer dentro de um ano.

A partir do dia 31 de janeiro de 2018, a TV Digital será o único sinal de TV aberta disponível em Curitiba.

Desta data em diante, quem ligar a televisão e colocar no canal 7, 9 ou 12 não vai mais ver nada. Por isso, é importante se adequar às mudanças.

O desligamento do sinal analógico segue um cronograma definido pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Inicialmente, serão 34 municípios paranaenses, incluindo Curitiba, Região Metropolitana e parte do Litoral.

Quem mora nestas cidades e ainda assistem com o sinal analógico, já vão perceber uma mudança, daqui duas semanas no dia 6 de fevereiro. A partir desse dia, vai aparecer um A, indicando que o sinal é analógico, no canto direito superior da tela. Isso é um alerta para avisar que este aparelho está com o sinal analógico e precisa ser trocado.

A boa notícia é que ninguém precisa esperar um ano pra mudar para o sinal digital, que deixa a imagem muito melhor. A TV digital já está disponível em Curitiba, na Região Metropolitana, e na grande maioria das demais cidades que fazem parte dessa primeira fase do desligamento. Ela tem alta qualidade de som e uma imagem perfeita, sem interferências.

Você sabe por quê? É que o sinal digital não perde a qualidade durante a transmissão. Por isso, não tem aqueles fantasmas, chuviscos ou ruídos, tão comuns no sinal analógico, que muita gente até já se acostumou. Mas assim que você mudar para o digital, nunca mais vai querer voltar. E o melhor: é aberto, sem mensalidade, é HDTV de graça na sua casa.

Outra coisa boa: é possível sintonizar a TV digital em qualquer tipo de TV. Para pegar bem o sinal, é preciso instalar um conversor e uma antena externa. As TVs de tela fina, mais modernas, já tem um conversor integrado. Nessas, basta conectar a antena externa na TV e sintonizar os canais digitais com uma busca automática.

Mas nem toda TV tela fina é digital. Algumas fabricadas antes de 2012 vão também precisar do conversor, que é conectado na TV pra sintonizar os canais.

As TVs de tubo, mais antigas, também vão precisar de um conversor. Será preciso ligar a antena externa no conversor, plugar o conversor na TV, fazer a busca e assistir à programação da TV digital com melhor imagem e melhor som.

Mas se eu não puder comprar uma TV nova de tela fina ou um conversor?

É triste, mas é verdade, vai ficar sem ver TV.

Mas calma, o Governo vai distribuir gratuitamente 320 mil kits com conversor, antena, cabos e conectores, para as famílias que fazem parte de algum programa social, como Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, e Bolsa Família.

Para saber se você está em um destes programas e tem direito de receber o kit disque para 147 ou acesse www.sejadigital.com.br.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, fique calmo.

A partir do dia 6 de fevereiro, todos os dias uma nova reportagem sobre a TV Digital será exibida na sua TV.

Para melhor esclarecer ligue para 147 ou acesse www.sejadigital.com.br.

Fonte: Abert e Seja Digital