Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Plantão Rede Aerp: Greve dos Caminhoneiros provoca suspensão das aulas em escolas e universidades estaduais

Por Equipe AERP. Publicado em 25/05/2018 às 00:00.

A falta de combustíveis nas cidades paranaenses também está refletindo em serviços básicos nos municípios. A prefeitura de Marialva, no norte do Paraná, emitiu um decreto hoje, suspendendo as aulas de escolas municipais. Essa paralisação atinge 2.884 alunos dos níveis infantil. Os Centros Municipais de Educação Infantil estão atendendo normalmente.

Em Londrina, a suspensão das aulas está marcada para essa segunda-feira (28), no município serão 38.167 alunos sem aulas.

Em Floresta, também no norte do Paraná, as aulas não foram suspensas, porém 170 alunos não compareceram nos colégios nesta sexta-feira.

As aulas também estão suspensas em escolas estaduais nos municípios de Campina do Simão, Goioxim, Reserva do Iguaçu, Candói, Foz do Jordão e Turvo.

Em Serranópolis do Iguaçu, 75 % dos alunos de escolas do estado dependem do transporte escolar, que não está operando por falta de combustível. Por isso, as aulas também foram suspensas. Segundo a Secretaria de Educação do Paraná, há uma orientação verbal para que os representantes dos núcleos regionais de educação conversem localmente nas escolas e tomem a decisão pela manutenção ou não das aulas.

Confira o boletim da Rede Aerp.

Universidades

A falta de combustíveis também fez com que várias universidades suspendessem as suas aulas. Em Ponta Grossa, suspenderam as suas aulas: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sociedade Educativa e Cultural Amélia (Secal) e o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Faculdades Sescage). Nos campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Litoral, em Jandaia do Sul e Toledo, as aulas desta sexta-feira (25) estão suspensas.

Em Guarapuava, as aulas foram suspensas na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A Unioeste, em Cascavel, também comunicou a suspensão das aulas por tempo indeterminado. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP),  anunciou que também está suspendendo as aulas e estágios de graduação e pós-graduação em todos seus campus, em Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) optou pela flexibilização em vez de suspensão das aulas. Assim, os alunos que não conseguirem comparecer nas atividades entre quinta-feira e sábado não poderão ser prejudicados.

Confira no boletim da Rede Aerp: