
Projetando essa média para todas as emissoras comerciais do Paraná, estima-se que o rádio paranaense feche 2016 com mais de meio bilhão de faturamento.
Os indicadores do Censo Econômico representam a realidade e o potencial da radiodifusão frente a outros meios. Num mercado que tende a estar cada vez mais competitivo somado a um ano de incertezas para a economia nacional, os dados gerados pelo projeto são um apoio a mais para estabelecer novas ações estratégicas e para a tomada de decisões das emissoras associadas.
Na comparação entre o primeiro e o segundo trimestre, de 2016, houve um aumento de 9,56%. Na média de participação, as três regiões que lideraram o ranking foram: capital e litoral, norte e oeste. A receita bruta total das emissoras que registraram seus dados, neste primeiro semestre deste ano, no Censo Econômico foi de R$ 77 milhões 307 mil.
Para o presidente da Aerp, Alexandre Barros, o objetivo é ampliar cada vez mais a participação das emissoras paranaenses no Censo Econômico para identificar um cenário mais preciso. “O levantamento do Censo tem um papel fundamental de apoio para novas ações estratégicas de mercado. É importante o radiodifusor observar o faturamento médio da sua região em comparação com seu faturamento. Esse indicador sinaliza se a emissora está no caminho certo”, afirmou.
Mercado instável
A inflação é associada a um cenário de incertezas. Prejudica todos os setores, freia o consumo e barra os investimentos das empresas. A indústria teve queda de 20,7%, o comércio registrou retração de 15,5% e os serviços tiveram tombo de 25,5% na receita.
Ficar apenas lamentando não é a saída. É importante se informar sobre os diferentes índices do mercado para embasar o seu planejamento estratégico. Para o presidente da Aerp, ter uma postura proativa buscando informação e conhecimento é o primeiro passo para não sucumbir ao cenário de dificuldades. “Mesmo durante a crise, surgem oportunidades. E a busca por manter e crescer os negócios também move cada radiodifusor a seguir adiante e fazer sua parte”.
CLIQUE AQUI e confira as tabelas com os primeiros resultados do Censo Econômico 2016