Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

AIR lança campanha para desbloqueio do chip FM no celular

Por Comunicação. Publicado em 19/11/2018 às 12:23.

A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) lançou, dia 14 de novembro, a segunda etapa da campanha “La Radio va contigo sempre” (“O Rádio vai sempre com você”, em tradução livre), que promove o rádio FM gratuito nos celulares.

Três spots foram produzidos em espanhol para que as emissoras associadas da AIR façam a divulgação da campanha em seus países. Os spots informam sobre a capacidade que a maioria dos celulares tem para captar o sinal do rádio FM de forma livre e gratuita, sem a necessidade de recorrer a dados móveis.

A intensificação da campanha para liberação do chip FM no celular foi aprovada em reunião do Conselho Diretor da AIR, que aconteceu em Bogotá, na Colômbia, nos dias 1º e 2 de novembro. O desbloqueio do dispositivo segue uma tendência mundial. No México e na Argentina, medidas administrativas adotadas impedem o bloqueio do chip FM.

No Brasil, está em tramitação no Congresso Nacional, o projeto de lei (PL 8438/17), de autoria do deputado Sandro Alex (PSD/PR), que obriga a inserção e habilitação do dispositivo em todos os celulares fabricados no país. A liberação do chip FM é uma prioridade da Abert, que tem atuado junto ao governo federal e ao Congresso Nacional, para que o projeto seja aprovado em definitivo.

“A população brasileira, em especial a de baixa renda, não pode depender de internet para ter acesso à programação do rádio FM no celular. O desbloqueio do chip não aumentará o preço do aparelho e será um grande aliado da população, principalmente em situações de emergência e catástrofes diversas”, afirma Paulo Tonet Camargo, presidente da Abert.

Radiophone

Lançado em 2016, o projeto nacional “Radiophone” destaca as vantagens do rádio FM em celulares. A campanha conta com o apoio de radialistas e radiodifusores de todo o Brasil e tem visto a sua adesão aumentar. Peças como banners, spots, vídeos, entre outros materiais, evidenciam a necessidade de se ter um receptor FM no celular, panorama que é crescente no Brasil e também em outros países (como nos Estados Unidos).

Os pontos fortes do rádio FM no celular já foram amplamente debatidos pelo meio radiofônico, porém a campanha da AERP visa esclarecer essas vantagens para o grande público, fomentando a intenção de contar com um receptor em FM no ato da compra de um modelo de smartphone. E na prática a tarefa não é difícil para o ouvinte: em outubro de 2016, o sistema operacional Android representava 94,4% das vendas de smartphone no Brasil (Kantar Brasil Insights – e a Abert estima que 78% dos celulares no Brasil contam com FM integrado). Vale lembrar que a maioria dos aparelhos que contam com o Android possuem recepção nativa de rádio FM, contando inclusive com serviços adicionais, como o RDS (saiba mais).

Para Alexandre Barros, presidente da Aerp, a presença do rádio FM no celular não é apenas uma questão de “sobrevivência do rádio”, mas também de ampliação considerável do universo de ouvintes, se considerado o fato de que a maioria da população conta com um aparelho com recepção de rádio em seu bolso ou na bolsa. “Lançamos um site para reforçar a divulgação do Projeto Radiophone, que conta com campanhas criadas pela agência Master, uma das mais conceituadas do Brasil. O endereço da one page é www.celularcomradio.com.br. A ideia é viralizar os materiais de divulgação do projeto. Assim, teremos um alcance ainda maior do rádio, afinal, o celular é um aparelho que está, definitivamente, presente na vida das pessoas, sendo cada vez mais indispensável e multifuncional”.