Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Caixas Inteligentes chegam ao Brasil com Alexa em português

Por Comunicação. Publicado em 04/10/2019 às 10:38.

A Amazon lançou esta semana no Brasil a sua linha de caixas inteligentes com a assistente de voz Alexa em português.

Os dispositivos já estão à venda no site brasileiro da Amazon. Já estão disponíveis diversos aplicativos de voz (ou “skills”, na terminologia da Amazon) de grandes marcas nacionais. Dentre eles, apps de conteúdo produzido por empresas de mídia como CBN, Jovem Pan, SBT, Porta dos Fundos e outros.

As caixas de som são equipadas com Bluetooth, então você pode transmitir música do seu celular para os dispositivos, mas também contam com Wi-Fi, o que significa que é possível fazer streaming das faixas diretamente da nuvem.

Os aparelhos são compatíveis com os serviços Amazon Music e Prime Music, da própria Amazon, mas também funcionam com outras plataformas como Deezer e Spotify. Por enquanto, não há suporte a Apple Music, Google Play Music ou YouTube Music. Outros serviços de áudio, como a plataforma de rádio online TuneIn, por exemplo, se integram à Alexa.

Parte importante da experiência dessas caixas de som conectadas é a capacidade de funcionar em conjunto. Isso significa que se você tiver dois ou mais aparelhos na sua casa, é possível reproduzir o mesmo áudio em todos eles, ou apenas em algum grupo específico. Na prática, isso cria a possibilidade de criar um sistema de som multiambiente, no qual você pode andar pela sua casa sem deixar de escutar música, por exemplo.

Alexa, o cérebro
O que faz as novas caixas de som serem especiais, no entanto, é a integração com a assistente virtual Alexa com suporte ao português brasileiro, o que faz com que a Amazon seja a primeira entre as grandes empresas de tecnologia a lançar produtos equipados com uma assistente própria embutida. Google Assistente e Siri já estão por aqui há algum tempo, mas o Google nunca se deu ao trabalho de lançar o Google Home por aqui, e o mesmo vale para o HomePod da Apple.

Pioneira

Vale lembrar que as primeira caixas de som inteligentes comercializadas no Brasil foi da fabricante JBL. Em abril, a companhia americana de eletrônicos de áudio trouxe ao país os modelos JBL Link 10 e JBL Link 20. Os dispositivos contam com o Google Assistente, em português.

Durante o NAB Show, em Las Vegas (EUA), foi mostrado como os dispositivos estão mudando o comportamento da audiência de rádio nos Estados Unidos e contribuindo assim para impulsionar o consumo via streeming. Dados mostraram que 25% do uso dessas caixas de som inteligentes são destinados para ouvir música pelo rádio, seguido de notícias e programas de conversação de rádios AM/FM.

Fontes: ZYDigital, Olhar Digital e tudoradio.com