Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Jornais internacionais citam emissora do Paraná no caso Daniel

Por Comunicação. Publicado em 08/11/2018 às 10:46.

 Longe de serem concorrentes, rádio e internet comprovam ser de fato convergentes na apuração e divulgação das notícias

Com o avanço dos meios digitais, o rádio ganha ainda mais relevância no consumo e na difusão de conteúdos jornalísticos no mundo. Três importantes jornais, o Daily Mail (Londres), o New York Post (EUA) e o New Zealand Media and Entertainment (Nova Zelândia)  citaram a emissora Banda B como fonte de informação nas notícias que divulgaram sobre a morte do jogador de futebol Daniel, no último dia 27.

Esse fato comprova que o rádio e a internet são, de fato, convergentes e que as emissoras que oferecem conteúdo de qualidade conseguem atrair a atenção do mundo. E o motivo é simples: rádio e internet são os meios que levam informação às pessoas de forma mais rápida possível e, por isso, se completam.

Segundo o diretor executivo da Banda B, Michel Micheleto, “pensar o futuro do rádio nos faz, necessariamente, pensar em conteúdo de qualidade, com foco naquilo que a emissora se identifica. Mas, certamente, a convergência é o caminho para fortalecer o nosso meio”.

Os jornais internacionais citaram a emissora no trecho que relatam a violência que o jogador sofreu: “The official cause of death has not been confirmed. But a detailed report in local newspaper Band B claimed Freitas was the victim of ‘torture’” (A causa oficial da morte não foi confirmada. Mas uma matéria no jornal local Band B afirmou que Freitas foi vítima de “tortura”.). Acesse as matérias clicando abaixo:

https://nyp.st/2Quhvri

https://dailym.ai/2DrEnoD

https://bit.ly/2D8j0rs

União entre rádio e portal

Consolidada há 19 anos como a uma das três rádios de maior audiência de Curitiba, entre AMs e FMs (público de 25+), a Rádio Banda B decidiu em 2010 que todo aquele volume de informação que ia ao ar durante 24 horas de transmissão local ao vivo, teria que migrar também para a internet. Nascia então o Portal Banda B (www.bandab.com.br), com a missão de atrair um novo público e oferecer aos ouvintes cativos uma nova opção de informação. Tudo com a agilidade, a confiança e a cara da Rádio Banda B.

Para o coordenador de jornalismo da Rádio Banda B, Geovane Barreiro, o rádio tem que ter identidade, ser referência. Com isso, seu público se identifica com ele. “No caso da Rádio Banda B, somos referência em noticiais locais. Aconteceu, deu na Banda B. Aliado a isso, temos a convergência com a internet, não só com o Portal, mas com as Redes Sociais. E isso, fortalece o meio”, explicou Barreiro.

Para o presidente da Aerp, Alexandre Barros, o rádio continua tendo papel privilegiado quando o assunto é informação com credibilidade.  “Muito se deve a algumas características que são prezadas, o imediatismo e instantaneidade da mensagem, assim como o compromisso do meio com a sociedade”.