Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Nielsen aponta que “midia tradicional” serve de referência para consumo de conteúdo on-line

Por Comunicação. Publicado em 08/04/2019 às 11:43.

A Nielsen publicou um relatório sobre o consumo de mídia nos Estados Unidos. O material mostra como o consumidor de conteúdo on-line se orienta em relação ao que ouvir ou o que assistir na internet (streaming). E a mídia considerada “tradicional”, ou seja, rádios em FM/AM e a televisão aberta são importantes nesse processo de “filtragem” e referencia.

O relatório reconhece que “escolher o que assistir ou ouvir de um cardápio aparentemente interminável e cuidadosamente curado pode se transformar em um processo demorado” e conclui que o “público está contando com uma solução antiga para resolver esse problema da nova era: eles procuram programas que já conhecem em plataformas tradicionais e recorrem a pessoas em quem confiam para escolher o que assistem ou ouvem”, afirma a Nielsen.

O Rádio

Por exemplo: rádio, inclusa no “broadcast media”, sem considerar a transmissão em streaming, serve como referência para consumo on-line de audio para 56% do público, margem superior aos 52% daqueles que preferem ficar buscando em websites e aplicativos para poder ter uma referência no consumo. Lembrando que esse valor é relativo ao interesse em consumo de audio streaming em diferentes plataformas.

O valor também é superior à recomendações feitas em website ou aplicativos (47%), ou promoções em mídias sociais (41%). Há um outro ponto da pesquisa que aponta que programas de informações sobre o tema na mídia e também em plataformas on-line representa de referência para consumo de áudio via streaming para 44%.

O rádio ou a mídia tradicional só perde em relação à referência para consumo de áudio streaming para indicações de familiares e amigos, opção válida para 67% do público pesquisado. Vale lembrar que o levantamento não precisa somar 100%, pois ter um tipo de referência para busca de conteúdo on-line não representa a não utilização de outra.

Pontos considerados pela Nielsen

Cerca de 67% dos usuários de streaming de vídeo e 56% dos usuários de streaming de áudio notaram que se referem à programação existente que costumavam assistir ou ouvir e estão revisitando agora que o conteúdo é mais acessível.

Embora as fontes confiáveis ??e a familiaridade sejam fundamentais para os usuários ao escolher o conteúdo, elas também são relativamente receptivas a entidades externas em certa medida. A influência das análises de conteúdo foi responsável por pelo menos metade dos usuários de streaming de áudio e vídeo, enquanto pouco menos de metade das recomendações fornecidas por sites e aplicativos de serviço de streaming.

Fonte: tudoradio.com