Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O futuro do rádio em debate no 1º Encontro Aerp Jovem

Por Comunicação. Publicado em 28/03/2019 às 13:05. Atualizado em 05/11/2019 às 17:39.

Um momento de aperfeiçoamento e imersão no associativismo, empreendedorismo e inovação para os jovens radiodifusores

O Conselho Permanente Aerp Jovem realiza seu primeiro encontro hoje (28), no Novotel Curitiba Batel, e reúne os jovens empresários do rádio paranaense para um dia de imersão focado em associativismo, empreendedorismo jovem, inovação e em formação de lideranças.

Na abertura, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, contou um pouco de sua história, reforçou a importância do meio e a força do jovem na liderança. “Cresci na radiodifusão e tenho certeza que chegou o momento da nossa geração assumir os postos de liderança. Nós, jovens, precisamos estar próximos uns dos outros, independente da escolha profissional, porque juntos fazemos a diferença”, explicou.

Luiz Fernando Guerra, deputado estadual, deu as boas vindas e reforçou que os jovens devem mostrar a competência. Já o vereador Bruno Pessuti ressaltou o veículo rádio como o mais inovador. “O meio é fundamental, pois toda a população busca informação no rádio”.

O radiodifusor, Valdomiro Cantini, elogiou a iniciativa. “Essa preocupação da Aerp em preparar a futura geração para a radiodifusão é fantástica. Pena que isso não foi feito na minha época, pois é uma oportunidade única para os jovens”.

Para o presidente da Aerp, Alexandre Barros, chamar os jovens para pensarem em novos caminhos para o rádio é uma forma de preparar o setor para o futuro. “Estamos vivendo um momento de disrupção, com muitas oportunidades para o rádio, por isso é importante pensarmos de maneiras distantes das usuais, pensarmos fora da caixa”, destacou.

O presidente do Sert-PR, Cezar Telles, também deu boas vindas a todos e afirmou que a troca de aprendizado é fundamental para o meio.

A presidente do Aerp Jovem, radiodifusora Aline Ruge, contou um pouco de sua história e experiência na radiodifusão e chamou todos para repensarem o meio. “O rádio está mudando para melhor. Vamos inovar, trazer a magia do rádio e este espaço de troca de experiências é muito importante. Juntos somos mais fortes”, disse.

Futuro, tecnologia, disrupção e associativismo

A palestra “Como Sobreviver ao Futuro Incerto”, Michel Micheleto, do diretor da Banda B e vice-presidente da Aerp abriu o evento falando sobre o mercado, liderança, atitude e resiliência. ” O mundo é mais complexo e volátil hoje do que em qualquer outro momento da história”, comentou Micheleto.

Luiz Benite, diretor da Rádio Massa FM e Daniel Starck, CEO do portal tudoradio.com, falaram sobre a tecnologia versus a necessidade humana. Na palestra apresentaram cases de sucesso e reforçaram que a necessidade humana é a chave para decisões estratégicas das empresas. Benite comentou sobre a importância da tecnologia mas ressaltou que a emissora não pode perder o DNA. “O rádio é uma necessidade humana, é companhia, é informação”. Daniel falou sobre as tendências e cases de sucesso nos EUA e falou sobre a troca de experiências. “É importante todos, sempre que possível, visitarem emissoras, participarem de congressos, workshops, pois a troca de vivência é muito rica”.

O consultor e radiodifusor, Marcio Villela, apresentou um panorama do mercado da comunicação, compartilhando também cases de sucesso, apresentando ideias e o que esperar para 2019. “O rádio tem que se reinventar. O processo de mídia programática vai vir forte. Todos precisam estar preparados.”

O associativismo foi o tema abordado pelo presidente da Faciap Jovem, Michael Tamura. Para ele o olhar para o todo ajuda em grandes conquistas. “O futuro da Aerp está aqui. O associativismo me ajudou em grandes conquistas pessoais. Hoje grandes empresas estão se associando. O co-branding é uma grande tendência.