
O chip de recepção de rádio FM poderá estar em 100% dos aparelhos celulares produzidos ou montados no Brasil. O deputado federal Sandro Alex (PSD-PR) apresentou projeto de lei que obriga que as empresas fabricantes dos equipamentos disponibilizem a funcionalidade de recepção do FM em todos os aparelhos.
Na justificativa da proposta, o deputado ressalta a importância do rádio no dia a dia da população brasileira. “O rádio é reconhecidamente um fonte de cultura, lazer e informação, em especial, em localidades menos desenvolvidas economicamente. O serviço de radiodifusão é uma fonte segura e confiável de informação. Por isso, é imprescindível ter o receptor do FM nos aparelhos”, afirma Sandro Alex.
O deputado destacou, ainda, que a inclusão do chip FM no celular é uma tendência mundial. “A União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão que regulamenta o serviço de telecomunicações nos Estados Unidos, emitiram documentos sugerindo que os fabricantes de celulares permitam que o rádio esteja em todos os aparelhos”, disse.
Projeto Radiophone
Lançado pela Aerp em 2016, o Projeto Radiophone vem desmistificar a ideia de que é necessário consumir internet para ouvir rádio no smartphone.
Para o presidente da Aerp, Alexandre Barros, está equivocado o empresário ou consumidor que acredita que o futuro do rádio está só na internet. “A internet é um importante meio complementar. Mas o futuro do rádio está principalmente no dial, no sinal livre, universal e gratuito”, frisou.
O Projeto Radiophone vem incentivar a compra de celulares com chip de rádio integrado e, consequentemente, o consumo de rádio no celular, aumentando ainda mais a visibilidade e, portanto, o investimento no setor.
Clique aqui, conheça o projeto, faça o download das peças e compartilhe essa ideia.