Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Projeto voltado à transparência da mídia é lançado no Brasil

Por Equipe AERP. Publicado em 26/06/2017 às 00:00.

Transparência da mídia é um pré-requisito essencial para o pluralismo, a diversidade de opiniões e o fortalecimento da democracia. A partir dessas premissas, a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) lançou, em 2015, o Media Ownership Monitor (MOM), um projeto internacional que tem como objetivo responder a perguntas que ajudam a ampliar essa transparência: quem é o dono da rádio, da TV ou do jornal que você acompanha? Quais os interesses econômicos do grupo? Quais são as regras às quais as empresas de mídia estão submetidas no país? Há leis que impeçam a concentração de mercado ou estimulem a diversidade? Há uma política de Estado para o uso das verbas publicitárias públicas? Ou elas podem ser usadas apenas de acordo com os interesses políticos do governo da vez? O Brasil será o 11º país a receber o programa.

O lançamento do MOM Brasil acontecerá no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na capital paulista, o evento ocorre no dia 29 de junho, terça feira, a partir das 9h no segundo piso do Sindicato dos Engenheiros, localizado na Rua Genebra, 25, Bela Vista. No dia 4 de julho, a partir das 19h, é a vez do projeto ser lançado no Rio de Janeiro na Casa Pública, localizada na Rua Dona Mariana, 81, Botafogo.

O mapeamento criará um banco de dados atualizado continuamente, com as 40 maiores empresas de comunicação do país, seus controladores e as regras às quais estão submetidas. Pelo tamanho territorial, o Brasil merecerá um levantamento, inédito para o projeto, sobre a mídia regional. O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social estará à frente do MOM Brasil.

A pesquisa será realizada nos próximos meses e a divulgação dos resultados acontecerá em outubro. Como a metodologia é universal, os dados brasileiros poderão ser comparados com os de outros países e também da região.

Fonte: Portal Making Of