Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Top 10 reúne Rádios de Curitiba e região para discutirem o mercado e tendências

Por Comunicação. Publicado em 30/10/2018 às 12:11.

Rádios de Curitiba e região se reuniram hoje para, juntas, discutirem o mercado da comunicação na capital. A Top 10 é uma proposição da Aerp que, desde 2013, vem incentivando o rádio paranaense a ser mais colaborativo e assim compartilhar desafios e ideias.

Nesta edição da Top 10 em Curitiba, estiveram presentes gestores de 14 rádios: 98FM/Mundo Livre, Band News, Banda B, Caiobá FM/Ouro Verde, Litoral Sul FM, Mais AM, Massa FM, Rádio Sara Brasil, Rádio Bianca, Rádio Canção Nova, Rádio T, Super Rádio Colombo, Jovem Pan.

Na abertura do evento, a superintendente da associação, Ticiane Pfeiffer, leu uma saudação do presidente da entidade, Alexandre Barros, que destacou a necessidade de que o meio incorpore novos conceitos para além da competitividade. “Dessas reuniões, saíram decisões e ideias muito importantes, que tiveram impacto para o rádio em todo o Estado e até mesmo para o Brasil. Apenas com colaboratividade, atenção aos diferentes pontos de vista e foco em resultados conjuntos é que manteremos e ampliaremos nossa força”, estimulou o presidente.

O ex-presidente da Aerp, Marcio Villela, apresentou um panorama do mercado da comunicação, compartilhando cases de sucesso, apresentando ideias e os novos desafios enfrentados pelos radiodifusores. As tendências da área comercial e a nova ordem mundial da propaganda estavam entre as provocações colocadas por Villela. “O mercado está cada vez mais competitivo e em uma velocidade muito grande. Precisamos apresentar resultados. Só o rádio tradicional, como o conhecemos, já não é mais suficiente”, reforçou Villela.

Ainda de acordo com Villela, é preciso sim muita criatividade e inovação para acompanhar as transformações do mercado. Segundo ele, um dos caminhos para maior destaque no meio e otimização dos potenciais do rádio está na adoção de uma visão mais analítica e científica por parte dos gestores da radiodifusão. “Estamos aqui compartilhando experiências e dados porque temos que evoluir. Ainda são poucos os que entendem o quanto as informações estratégicas podem nos auxiliar nesse rumo”, acredita.

A força do Rádio

Na reunião desta terça-feira, mais uma vez ficou claro que as maiores dificuldades vivenciadas pelas emissoras estão todas interligadas pelo mesmo cenário. Ainda que se leve em consideração as especificidades de cada empresa de radiodifusão, a Top 10 evidencia entre os participantes que o concorrente maior não está na frequência ao lado, e sim nos desafios enfrentados pelo meio rádio. Juliano Donato, rádio Mais AM, destacou que a reunião fortalece o meio. “O rádio é um meio sério e temos que sempre mostrar isso ao nosso ouvinte e ao nosso mercado. Podemos discutir internamente, ter opiniões e segmentos diferentes, mas isso é o que nos faz forte daqui para fora, pois estamos priorizando que o meio saia forte”.

Já Nilson Rosa, destacou os resultados que as reuniões trazem para o rádio. “Este momento foi muito importante para o meio. Acompanho o trabalho da Aerp ao longo dos anos. Os temas discutidos são importantes e as ações traçadas irão ajudar na prosperidade do rádio”.