Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Medicamentos: “Quanto menos, melhor”, afirma especialista

Por Equipe AERP. Publicado em 26/06/2018 às 00:00.

O uso indiscriminado de medicamentos foi tema da entrevista da Rede Aerp de Notícias com o médico de família Luiz Fernando Nicolodi. Ele alerta para o consumo excessivo de remédios, que pode trazer consequências para a saúde, e fala da importância de se buscar a causa de doenças e não apenas tratar seus sintomas.

“Cada vez que tomamos um remédio, existe uma consequência para o organismo. O fígado e os rins são sobrecarregados. O excesso do uso de medicamentos, muitas vezes, afasta a pessoa de corrigir as causas”, aponta.

Nicolodi fala da falsa ilusão que se tem de que o uso de medicamentos gera mais saúde. “Isso vai gerando um estado de debilidade no organismo, a imunidade vai ficando deteriorada. O estilo de vida, alimentação, sono, atividade física e saúde mental estão sendo deixados de lado”, analisa.

O médico defende o tratamento dos pacientes a partir de uma perspectiva integral. “Infelizmente, pela fragmentação da medicina, os médicos avaliam somente cada parte do corpo e a gente vai esquecendo que a pessoa é um todo e, muitas vezes, a alteração em um sistema do corpo afeta o outro”, completa.

Faça o download da entrevista completa:

 

Conteúdos exclusivos

A Rede Aerp de Notícias é um serviço gratuito para emissoras associadas. Se sua emissora ainda não fez o cadastro, entre em contato e solicite seu login e senha para ter acesso a conteúdos jornalísticos exclusivos.

Ligue agora para (41) 3252-1700.