Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Em setembro, Curitiba vira palco da radiodifusão paranaense

Por Comunicação. Publicado em 11/09/2025 às 11:30.

Curitiba se prepara para receber, entre os dias 23 e 25 de setembro, a 27ª edição do Congresso Paranaense de Rádio e TV. O encontro, considerado um dos mais relevantes do setor no Brasil, reunirá empresários, profissionais, especialistas e autoridades para discutir os rumos da radiodifusão. O local escolhido para a realização do evento é o icônico Castelo do Batel.

Organizado pela Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e pelo Sert-PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná), o evento terá como tema: “Interatividade, Confiança e Transformação”. A proposta é oferecer uma verdadeira imersão em debates, painéis, novas tecnologias para emissoras e experiências, que ajudam a compreender os desafios e as oportunidades que moldam o futuro do rádio e da televisão no Brasil.

Programação intensa e nomes de peso

Um dos painéis mais esperados no evento é sobre as emissoras de rádio, TV e as big techs. O tema será mediado por Caique Agustini, ex-presidente da Aerp e diretor do Grupo Verde Vale de Comunicação, e discutido por Daniel Abravanel, diretor de rede e afiliadas do SBT; Marcelo Bechara, diretor de relações institucionais em mídias e regulação do Grupo Globo; Marina Pita, diretora da Secretaria de Políticas Digitais da Secom da Presidência da República, Samir Nobre, diretor geral da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), e; e Vinícius Oliveira Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Agustini conta que a comunicação vem se transformando, especialmente com a ascensão das mídias sociais e das iniciativas das big techs. Neste cenário, houve também uma mudança no comportamento do público e do consumidor. “Defendemos a necessidade de regulamentação das big techs, garantindo um ambiente de concorrência justa. Jamais tomaremos lado contrário ao da liberdade de expressão – algo que sempre foi e sempre será um pilar da radiodifusão. Estabelecer regras equitativas para que todos que atuam no setor tenham as mesmas obrigações e responsabilidades quando usufruam do mesmo mercado e com os mesmos produtos ou serviços, é um objetivo absolutamente comum e necessário ”, completa. 

Outro assunto que fará parte da programação e que é um dos destaques do ano na radiodifusão brasileira é a assinatura do decreto que cria a DTV+, a nova TV 3.0, também conhecida como a evolução da tv digital. A nova tecnologia permite imagens em resolução superior e som imersivo unidos aos recursos avançados de interatividade. Na prática, a DTV+ vai integrar serviços de internet à TV aberta. E esse tema também terá um painel exclusivo durante o 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV. 

Paulo Henrique Castro, presidente da SET e CEO & Fundador da Mediatech Lab, será o moderador do painel: “TV 3.0: Como a nova TV aberta vai transformar a experiência do telespectador”. Participam da discussão: Ana Eliza Faria, gerente sênior regulatório & telecom estratégia e tecnologia da Globo; Sérgio Eduardo Di Santoro Bruzetti, assessor de planejamento de engenharia da Record e coordenador do Módulo de Mercado do Fórum SBTVD e do GT de TV 3.0 da SET e Wilson Wellisch, secretário de radiodifusão do MCom (Ministério das Comunicações).

Entre os demais palestrantes confirmados estão: Antonio Boaventura Alves (Midiacom MS), Carlos Henrique Nascimento (Arena Hub), Ciro Possobom (Volkswagen do Brasil), Daniela Klaiman (FutureFuture), Edu Simon (agência Galeria), Fernando Barra (Skillplace), Gustavo Malucelli Bacila (Above), Hadler Favarin Martines (PwC Brasil), João Ricardo Olinquevicz (Pormade Portas de Madeira), Júlio Brotto (Julio Brotto & Advogados), Lásaro do Carmo Jr (Optmize Consulting), Marcelo Caetano (Grupo VendaMais), Marcelo Coutinho (Vendas Neurais), Marcelo Romaniewicz (XYZ Estratégia), Marina Alves (Sistema MPA de Comunicação), Pedro Dias Leite (Rádio CBN), Sheila Magalhães (Rádio Band News FM) e Waldemar Niclevicz (alpinista).

Segundo o presidente do Congresso, Cezar Telles, toda a grade foi elaborada com foco no radiodifusor: “A programação foi pensada para atualizar o setor sobre tendências no Brasil e no mundo e, ao mesmo tempo, oferecer ferramentas práticas para que os empresários e profissionais colham resultados concretos.”

A programação ainda conta com a Feira Nacional de Tecnologias, que nesta edição ocupará 256 metros quadrados e reunirá 20 expositores com inovações voltadas à radiodifusão. As visitas às empresas são exclusivas para participantes do Congresso.

O encerramento terá a “Tarde dos Publicitários”, dedicada a reforçar a importância do rádio e da TV na construção de grandes marcas brasileiras. Participarão executivos de empresas como Volkswagen do Brasil, Above e Pormade Portas de Madeira, mostrando como a radiodifusão impactou diretamente suas trajetórias de crescimento.

O Congresso será finalizado com um coquetel de networking, reunindo participantes, palestrantes e expositores em um ambiente descontraído, favorecendo conexões estratégicas e novas parcerias.

Cinquentenário da Aerp

O Congresso de 2025 terá também um momento super especial: a comemoração dos 50 anos da Aerp. Para o presidente da entidade, Rodrigo Martinez, a celebração vai além da trajetória institucional: “Comemorar 50 anos da Aerp é um momento de reflexão. Nossa missão é nobre e envolve articular ideias, ideais e pessoas na construção de uma radiodifusão cada vez mais forte, relevante e conectada”, afirma.

A abertura oficial será dedicada ao cinquentenário, com homenagem aos ex-presidentes e o lançamento do livro “Do sonho à realidade: a história da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná”. A celebração ainda contará com um jantar especial e a apresentação da cantora paranaense Rafa Gomes, revelada no The Voice Kids.

Inscrições

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site por meio do link: congresso.aerp.org.br/inscricoes. A organização do 27º CPR também fez parceria com hotéis da região para facilitar a locomoção dos participantes até o local do evento. Para saber mais, acesse o menu “hotéis oficiais” e utilize os cupons de descontos para a hospedagem.    

Serviço:

27º Congresso Paranaense de Rádio e TV acontece 

Data: 23 a 25 de setembro

Local: Castelo do Batel – Curitiba/PR

Mais informações: congresso.aerp.org.br