Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

A TV e o Rádio multiplataformas em debate no Congresso Paranaense de Radiodifusão

Por Comunicação. Publicado em 19/08/2019 às 11:44.

O evento irá discutir tópicos importantes sobre os desafios e como aproveitar as oportunidades das múltiplas plataformas

Radiodifusores de todo o país estarão em Curitiba, no próximo mês, para participar do maior evento brasileiro do setor. Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, o 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão reunirá importantes personalidades e especialistas em rádio, TV e comunicação, nacionais e internacionais, em palestras e painéis que debaterão a força da TV e do rádio multiplataformas

Na cerimônia de abertura, na noite de quarta-feira (18), espera-se receber mais de 400 pessoas. De acordo com o presidente da Aerp, Alexandre Barros e com o presidente do Sert-PR, Cezar Telles, os mais de 300 associados representados pelas entidades terão a oportunidade de debater temas, compartilhar experiências, além de discutir como melhor aproveitar o momento de excelência que vive o rádio.

Na quinta-feira (19), o dia será repleto de debates sobre o setor, com o painel da Anatel e do MCTIC. Logo após, David H. Layer presidente de engenharia de tecnologia avançada da NAB (Nacional Association of Broadcasters) entidade de grande relevância para o mercado nos EUA, irá falar sobre como alcançar audiência com as mudanças vividas pelo rádio na atualidade. A NAB é responsável pela maior feira de broadcast do mundo.

Já na sexta-feira (20), a transformação digital, o papel da inovação, as tendências e os desafios do mercado da radiodifusão estarão no centro dos debates.

Paralelamente ao Congresso acontece a Feira Nacional de Equipamentos, gerando oportunidades aos participantes de conhecer e adquirir equipamentos de alta tecnologia que serão expostos.

Confira alguns destaques da programação do 25ºCPR:

David H. Layer – Especialista internacional

No dia 19 de setembro, o vice-presidente de engenharia de tecnologia avançada da NAB, David H. Layer irá discutir as mais modernas tendências em tecnologias em outros países, especialmente nos EUA e na Europa, onde a convivência das novas tecnologias com o rádio acontece há mais tempo. Olhando a realidade do rádio fora do Brasil observamos dados positivos. Nos Estados Unidos, alcança 93% da população. Os faturamentos também são expressivos.

Mario D´Andrea

Mario D’Andrea, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e do Grupo Dentsu Creative, entrará em cena dia 20 de setembro para falar da grande importância que as emoções exercem no comportamento do consumidor, na palestra: “Como pensamos, se é que pensamos – O peso das emoções nas decisões do consumidor”.

Grandes anunciantes

 No dia 20/9, Carlos Abilhoa, gerente de marketing da TIM Sul e Gilsi Civilli, gerente de marketing do Grupo Valesul (Chevrolet), compartilham suas vivências e apresentam suas perspectivas sobre como é a relação entre os departamentos comerciais das emissoras de rádio e os clientes. Eles irão apresentar dicas, além de contar as curiosidades desta importante relação.

O rádio que virou TV ou a TV que virou rádio?

 Em tempos de ouvinte que assiste, telespectador que lê, leitor que escuta e internauta que assiste, lê, escuta, joga, conversa e – pasme – estuda, cada vez mais os meios procuram novas formas de estar perto desse público. Para apresentar um exemplo de sucesso deste “empresta-empresta de formatos” Roberto Alves de Araújo – CEO do grupo Jovem Pan – irá apresentar um case sobre o fim das fronteiras entre as mídias, dia 20 de setembro.

 Milton Neves

Fechando o evento, no dia 20 de setembro, Milton Neves – apresentador e colunista de rádio e TV – irá abordar a força do jornalismo esportivo no rádio. Ouvir as transmissões dos jogos transformou-se em hábito para milhares de brasileiros, e não foi abandonado mesmo nos tempos atuais, com a cobertura ao vivo feita pela TV aberta e a cabo e com a ascensão da internet e suas múltiplas plataformas. Ainda é comum, que o telespectador assista às partidas de olho na tela e com o ouvido, sintonizado em sua rádio favorita, acompanhando o andamento da partida.

SERVIÇO

 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão

Data: 19 e 20 de setembro

Local: Espaço Torres Kennedy

Rua Av. Pres. Kennedy, 2377 – Água Verde – Curitiba

Para mais informações: https://congresso.aerp.org.br/

Assessoria de comunicação: (41) 3252-1700 – falar com Karina