Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Chuvas contribuem para aumento da safra de grãos do Paraná

Por Redação. Publicado em 30/10/2018 às 09:34.

As chuvas no Paraná aumentaram a safra paranaense de grãos 2018/2019, o volume deve chegar a 23 milhões e 300 mil toneladas. A produção estimada é 4% maior do que a safra passada. O repórter Deividi Lira tem detalhes.

 

Texto:

As chuvas ocorridas no estado nas últimas semanas foram o principal fator de influência para o bom número na safra paranaense em outubro. Segundo o chefe do Deral, Marcelo Garrido, mesmo com um pequeno atraso no plantio devido ao excesso de chuvas, as lavouras de soja mantêm um bom desenvolvimento em todas as regiões.

De acordo com o Deral, até o momento, cerca de dois terços da soja já está plantada, com estimativa de produção 3% maior do que na safra anterior. O fenômeno climático El Niño, que aconteceu em  2018, também contribuiu para esta expectativa de produção.

O produtor Florêncio Morelli aproveita a umidade ideal do solo para semear a soja. Ele tem uma área de cultivo de 120 alqueires, em Colorado, no norte do estado. O agricultor está otimista com o desenvolvimento da lavoura.

A área da soja na safra 2018/19 está estimada em 5 milhões e 450 mil hectares. A estimativa de produção é de 19 milhões e 600 mil toneladas, 3% maior do que na safra anterior, o que representa uma recuperação na produtividade.

O plantio do milho também está na fase final, podendo chegar à produção de 3 milhões e 200mil toneladas.

O chefe do Deral, Marcelo Garrido, garante que os preços atuais, pagos no mercado pela soja e pelo milho, estão superiores aos praticados na safra passada.

Repórter Deividi Lira