Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Caminho do Itupava reabre com restrições para trilheiros experientes

Por Jornalismo. Publicado em 10/05/2022 às 17:43.

Os paranaenses já podem voltar a percorrer o Caminho do Itupava. No entanto a descida é indicada apenas para trilheiros experientes e há restrições no acesso.

por Amanda Yargas

O Caminho do Itupava vai voltar a receber visitantes, depois de um ano interditado. A trilha está fechada desde o início de 2021 quando chuvas destruiram parte da estrutura de apoio. Como as obras de recuperação não foram concluídas pelo Instituto Água e Terra, para fazer a travessia pela Serra do Mar que liga Quatro Barras, na Região Metropolitana a Morretes no litoral do Estado, os trilheiros terão de assinar um Termo de Conhecimento de Risco.

Entre os novos desafios impostos ao visitante por conta da falta de estrutura está a passagem por dentro do rio em um dos pontos onde a ponte não foi reconstruída, aumentando o risco de acidentes. Por isso, a trilha não é indicada para iniciantes.

Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, a entrada só será permitida pela portaria oficial do Parque Estadual da Serra da Baitaca, onde está localizado o receptivo do IAT. Quem acessar o caminho do Itupava por outras entradas ou sem apresentar o documento esta sujeito a multa que pode variar entre R$ 500 a R$ 10 mil.