Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

81,3% dos paranaenses planejam presentear neste natal, diz pesquisa

Por Redação. Publicado em 13/12/2023 às 12:08.

Fecomércio PR e Sebrae/PR revelam aumento na intenção de presentear e no tíquete médio dos paranaenses neste fim de ano.

Por Marinna Prota

Neste Natal, 81,3% dos paranaenses planejam presentear amigos e familiares, ultrapassando os 78,8% do ano passado. Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, destaca que a maioria dos paranaenses quer presentear até cinco pessoas. 

SONORA

O comércio de rua e a internet lideram como locais de compra favoritos, ambos com 46,5% de preferência. As lojas de shopping também se destacam, com 44,8% das escolhas, mais que o dobro do registrado no ano anterior.  De acordo com o coordenador, o pagamento à vista é a modalidade preferida para 67,2% dos consumidores.

SONORA 

Luiz Antonio Rolim de Moura, coordenador de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR, revela que os consumidores estão mais próximos dos pequenos negócios por meio das redes sociais.

SONORA

Segundo Moura, a vantagem dos pequenos negócios é a proximidade e a capacidade de entender o cliente.

SONORA

De acordo com a pesquisa da Fecomércio, cresceu também o número de pessoas que vão deixar as compras para a última hora, com 16,8% planejando adquirir presentes na véspera de Natal, em comparação com os 9,5% registrados em 2022.