Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

94,6% da população está endividada no PR; parceria entre Procon-PR e Febraban promove educação financeira

Por Redação. Publicado em 19/09/2023 às 18:50.

Plataforma digital oferece conteúdos gratuitos e orientação financeira aos consumidores

Por Marinna Prota

O número de endividados caiu no Paraná pelo terceiro mês consecutivo e chegou a 94,6% em agosto. Os dados foram divulgados pela Fecomércio Paraná. Apesar da redução, o número mostra que o estado se mantém acima da média nacional.

Para prevenir esse tipo de problema econômico, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), e a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), formalizou uma parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para combater o superendividamento e promover a educação financeira no estado do Paraná. 

A iniciativa promove a plataforma digital “Meu Bolso em Dia”, que oferece conteúdos como aulas, orientações, testes e simulações para capacitar os consumidores a gerir suas finanças de forma consciente. Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR, destaca que a educação financeira ajuda os consumidores a superarem dificuldades financeiras.

SONORA

A parceria tem duração inicial de 12 meses. Amaury Oliva, Diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, destaca que a proposta é dar assistência aos endividados ajudando na prevenção do superendividamento.

SONORA