Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aeroporto Afonso Pena é maior importador aéreo no Sul do país; são mais de mil toneladas por mês

Por Redação. Publicado em 04/12/2023 às 08:20.

Terminal de Cargas registrou crescimento de 50% nos voos e ampliou conexões internacionais para transporte de itens

Por Marinna Prota

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB), administrado pela CCR Aeroportos, se destacou neste ano como maior importador aéreo no Sul.  Atualmente, o Aeroporto que fica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, ocupa a quinta posição no ranking nacional em volume de produtos importados, com um aumento no número de voos internacionais.

Entre setembro de 2022 a setembro deste ano, o terminal movimentou 13.761 toneladas de cargas, com uma média mensal de 1.146 toneladas. No mesmo período, as exportações alcançaram uma média mensal de aproximadamente 275 toneladas. Com incentivos fiscais do Governo do Paraná, a expectativa é atrair mais importações, consolidando o Afonso Pena como uma referência no transporte aéreo de mercadorias.

Lilian Françoso, gerente de Cargas da concessionária, explica que o terminal tem potencial para dobrar o número de voos de carga nos próximos anos, atendendo à demanda das empresas importadoras. 

SONORA

A gerente ressalta que também houve aumento de 50% na quantidade de voos cargueiros. Isso proporcionou uma oferta expandida de capacidade de transporte, conectando diretamente o sul do Brasil aos Estados Unidos e Europa para atender às necessidades das indústrias paranaenses.

SONORA