Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Agricultores protestam contra novas regras da Ceasa com doação da produção

Por Jornalismo. Publicado em 31/08/2020 às 17:17.

Produtores rurais doaram legumes e hortaliças em frente ao Palácio Iguaçu e à Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba nesta segunda-feira. A ação foi tomada em protesto por restrições na quantidade de dias que eles têm acesso ao Mercado do Produtor da Ceasa em Curitiba. As informações com a repórter Amanda Yargas.

Foto: Ana Ehlert/ Bem Paraná

 

 

O Governo do Estado mudou as regras para as Centrais de Abastecimento do Estado do Paraná (Ceasa). A mudança, aprovada pelos deputados estaduais, definiu que o espaço seja utilizado por no máximo 3 dias para produtores de caixarias e por 4 dias para produtores de folhosas. 1.534 agricultores utilizam o Mercado do Produtor da Ceasa em Curitiba e entre eles, 132  ultrapassam os limites das novas regras. Segundo a Ceasa, há 300 outros agricultores familiares em uma fila de espera, que necessitam de apenas um dia para a venda de sua produção.

Apesar de a Ceasa defender que a decisão foi tomada depois de reuniões entre os órgãos públicos e as entidades representativas com base em um estudo técnico e do histórico produtivo, os agricultores consideram que faltou diálogo na tomada de decisão. Paulo Biscaia, um dos representantes dos produtores, disse que eles querem um canal de negociação com o governo estadual.

ÁUDIO

Segundo os agricultores, o governo incentivou o aumento da produção com linhas de crédito específicas para eles. Mas com a mudança no Ceasa, a capacidade de venda diminui, colocando em risco o compromisso financeiro assumido com o próprio governo, como explica o produtor Samuel Bontorim.

ÁUDIO

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento informou por meio de nota que a direção da Ceasa se reuniu com os produtores na tarde dessa segunda-feira e que ficou acertado que os produtores poderão continuar ocupando o Mercado do Produtor como vinham fazendo até agosto, enquanto será realizado o recadastramento e a vistoria técnica nas propriedades, previstos nas novas regras. A Secretaria também disse que será formada uma comissão para se estabelecer os parâmetros previstos na legislação, que possibilitem a participação de mais agricultores nos espaços públicos para a colocação de seus produtos à venda.

 

 

Repórter Amanda Yargas