Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Assinaturas digitais são tão confiáveis quanto documentos físicos?

Por Jornalismo. Publicado em 01/02/2021 às 12:46.

A pandemia trouxe a necessidade de aumentar a utilização de meios digitais. Agora muitos negócios são feitos de forma totalmente virtual e para isso é preciso usar assinaturas eletrônicas. Mas será que elas são confiáveis? A repórter Amanda Yargas entrevistou uma especialista sobre o assunto.

 

Com vários negócios e transações sendo realizados em peso por meio da internet, muitas dúvidas surgem a respeito da autenticidade e validade da assinatura de documentos por meios eletrônicos. A advogada Natalia Brotto especialista em segurança de dados e pesquisadora em Direito dos Negócios esclarece que há dois tipos de assinaturas, a digital e a eletrônica.

SONORA

A verificação para a assinatura eletrônica pode ser de vários tipos, desde um processo simples, de cruzamento e dados de identificação com telefone e email, até procedimentos mais sofisticados com a necessidade de tirar uma selfie com o documento de identificação, por exemplo, para comprovar a autoria da assinatura. Segundo a advogada, os cartórios já estão adaptados ou se adaptando a essas mudanças, permitindo a assinatura inclusive de documentos públicos de forma virtual.

SONORA

A especialista indica que a assinatura digital, por ser certificada, garante mais segurança no processo do que a eletrônica e por isso deve ser escolhida em casos de operações maiores, como a compra de um imóvel. E ela deixa um alerta. 

SONORA

 

Amanda Yargas